Furacão Dorian muda de rumo, ganha força e passa à categoria 4

Com ventos de 220 km/h, fenômeno natural mudou de rumo em direção a Carolina do Norte e Carolina do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Miami | Reuters

O furacão Dorian mudou de rumo neste sábado (31) e, após passar pelas Bahamas, neste domingo (1º), deve seguir rumo a Carolina do Norte e Carolina do Sul em vez da Flórida, que estaria parcialmente fora de perigo.

Além da nova rota, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou que o Dorian atingiu a categoria 4 —extremamente perigosa. 

O NHC aponta que o fenômeno natural seguirá avançando para o oeste durante o fim de semana e deve seguir depois para o norte, em direção a Carolina do Sul e Carolina do Norte, à medida que se aproxima da costa leste da Flórida na segunda-feira.

Ainda de acordo com o órgão, as últimas previsões mostram que o olho do furacão pode ficar no mar. Mesmo assim a trajetória do Dorian permanece imprevisível.

Imagem de satélite mostra o furacão Dorian se aproximando das Bahamas e do estado da Flórida, à esquerda - NOAA/AFP

O primeiro ministro das Bahamas, Hubert Minnis, alertou os moradores do Noroeste do país a abandonar a região devido ao risco de mortes que o fenômeno natural pode provocar ao atingir o país no domingo, segundo previsão do NHC.

De acordo com o centro, os ventos se intensificaram e chegam a 240 km/h. Com isso, o furacão está perto de alcançar a categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson. 

Como a rota das tempestades ainda é incerta, os moradores da região costeira da Flórida não foram orientados a sair de suas casas e receberam comida, água e outros suprimentos.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, alertou a população na sexta-feira (30) para se preparar para um "evento de vários dias".

"Estamos prevendo um grande número de inundações", disse. "Pedimos a todos os habitantes da Flórida que armazenem alimentos, remédios e água para os próximos sete dias."

A Guarda Nacional do estado disse que cerca de 2.000 membros do serviço foram mobilizados, e outros 2.000 serão enviados no sábado.

O presidente Donald Trump, proprietário de um clube de golfe localizado em Palm Beach, na Flórida, disse que Dorian "parecia um monstro absoluto" e cancelou uma viagem à Polônia para se concentrar nos preparativos para a tempestade.

"É um dos maiores e mais fortes (e realmente grande) que vimos em décadas. Tomem cuidado!", escreveu. 

Trump declarou estado de emergência na Flórida, autorizando assistência federal para complementar os esforços estaduais e locais.

A Geórgia, que pode estar no caminho da tormenta, declarou estado de emergência para 12 condados.

O governador Brian Kemp disse que a tempestade "tem o potencial para produzir impactos catastróficos nos cidadãos" em toda a costa sudeste do país.

A Guarda Costeira informou que embarcações comerciais que navegam pelo oceano devem fazer planos para deixar o porto do sul da Flórida.

Diversas escolas cancelaram as aulas até terça-feira, enquanto a administração do aeroporto internacional de Orlando divulgou que vai parar suas atividades por volta das 2h (3h, de acordo com o horário de Brasília) de segunda-feira "por precaução".

Orlando é o principal aeroporto para os parques da Disney.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.