Presidente da Bolívia se perde na selva enquanto combate incêndios

Evo Morales foi encontrado cerca de uma hora depois por soldados

Roboré (Bolívia) | AFP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, ficou perdido por quase uma hora na selva na noite de quarta-feira (28) enquanto ajudava brigadas que combatiam um incêndio florestal, revelou o próprio mandatário nesta quinta (29).

"Tivemos uma pequena aventura na noite passada. Ficamos perdidos por quase uma hora, mas graças aos soldados, conseguimos encontrar o caminho de volta", disse Evo a jornalistas.

Evo Morales, presidente da Bolívia, ajuda bombeiros a apagarem fogo em San Ignacio de Velasco, na Bolivia - Bolivian Presidency/Handout via Reuters

A rede de televisão Uno exibiu um vídeo amador no qual o presidente repete no meio da noite, aos gritos: "Onde estão? Onde estão?".

O presidente ficou perdido no bosque do povoado Caballo Muerto, no município de San Ignacio de Velasco, no departamento de Santa Cruz, no leste do país.

Evo voltou a se unir às brigadas que tentam, há duas semanas, apagar o incêndio florestal em Santa Cruz (leste do país), que já consumiu 1,2 milhão de hectares de floresta e pastos.

O governante indígena, que tem experiência na tarefa desde sua época de agricultor, já havia feito um trabalho similar nesta semana, em meio a fortes críticas de opositores, que apontam para uma estratégia eleitoral.

Evo é o favorito nas pesquisas para garantir um quarto mandato consecutivo no pleito de outubro, com 34% das intenções de voto, contra 28% do ex-mandatário Carlos Mesa. 

O atual presidente assumiu a presidência em 2006 e, no decorrer dos anos, realizou diversas manobras no limite da legalidade para seguir disputando as eleições. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.