Descrição de chapéu Folha Informações

É falso que China doou 60 helicópteros militares ao Brasil

Após viagem de Bolsonaro ao país, publicações com boato passaram a circular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que o governo da China teria doado 60 helicópteros de uso militar ao Brasil.

Em nota enviada ao projeto Comprova, o Ministério da Defesa informou que nem a pasta nem as Forças Armadas possuem qualquer negociação para recebimento de helicópteros do país asiático.

Publicações com o boato circulam nas redes sociais desde o final de outubro, período que coincide com viagem feita por Jair Bolsonaro (PSL) à China —de 24 a 26 de outubro.

Publicação no Facebook afirma que "China doará 60 helicópteros de uso militar ao Brasil. Viva o Presidente Bolsonaro".
Não é a primeira vez que surgem boatos envolvendo doação de helicópteros para o Brasil, o mesmo aconteceu em abril após viagem de Jair Bolsonaro a Israel. - Reprodução/Projeto Comprova

Nota oficial publicada pelo Ministério das Relações Exteriores tampouco cita qualquer ganho na área militar em decorrência da reunião entre o presidente brasileiro e o chinês.

No documento, são apontados acordos em política, economia e comércio, agricultura, ciência e tecnologia, energia e educação. Dentre as conquistas com a visita, o governo brasileiro afirma que haverá maior mobilidade entre cientistas e cooperação na cultura, educação e esportes.

Texto da Folha informou que o presidente brasileiro e o dirigente chinês, Xi Jinping, assinaram 11 atos de cooperação.

Para o Comprova, falso é o conteúdo divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

Como verificamos

O Comprova entrou em contato com o governo da China, a Embaixada da China em Brasília, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Itamaraty e o Ministério da Defesa.

O único órgão que respondeu ao pedido de verificação foi o Ministério da Defesa, em nota. Já o Itamaraty apenas encaminhou o comunicado oficial da pasta sobre a viagem do presidente.

Boato semelhante

Não é a primeira vez que um boato envolvendo doação de helicópteros aparece poucos dias após uma viagem internacional de Jair Bolsonaro. Em abril, menos de um mês após o presidente visitar Israel, circularam nas redes sociais diversas informações falsas apontando doação de 15 helicópteros israelenses para o Brasil.

Naquela ocasião, o boato envolvendo Israel foi desmentido pelos sites de checagem Estadão Verifica, Agência Lupa, Aos Fatos e Boatos.Org.

Repercussão nas redes

O Comprova verifica conteúdos duvidosos sobre políticas públicas do governo federal que tenham grande potencial de viralização.

O texto verificado foi publicado por um perfil no Facebook e teve cerca de 15,9 mil interações até o dia 5 de novembro. No Instagram, publicação semelhante foi curtida cerca de 1.800 vezes.


Participaram desta apuração Gaúcha ZH e O Povo.

Projeto Comprova

O Comprova é uma coalizão de veículos jornalísticos que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre políticas públicas. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.