EUA indiciam 18 manifestantes antirracismo em Portland

Participantes de protestos são acusados de agressão a policiais e invasão de propriedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

Promotores americanos indiciaram na sexta-feira (24) 18 manifestantes de Portland, acusados de agredir policiais e incendiar e invadir propriedades. Os ativistas haviam sido detidos durante confrontos contra as forças policiais federais enviadas à cidade, palco de protestos contra o racismo há 56 dias seguidos.

As forças federais foram criticadas por políticos democratas e entidades de direitos civis, que afirmam haver uso excessivo da força e abuso do governo federal, liderado pelo presidente Donald Trump.

Na quinta (23), o governo aumentou o efetivo de forças especiais em Seattle, para lidar com protestos do fim de semana –apesar das objeções da prefeita de Seattle e do governador do estado de Washington, que advertiram para a possibilidade de as tensões aumentarem, como ocorreu em Portland.

Manifestantes reunidos em frente ao Fórum de Justiça Federal de Portland
Manifestantes reunidos em frente ao Fórum de Justiça Federal de Portland - Spencer Platt - 24.jul.20/Getty Images/AFP

O envio de agentes federais é alvo de questionamento do inspetor-geral do Departamento de Justiça, que abriu investigação sobre uso de força excessiva pelos policiais, e levou um juiz federal a baixar uma liminar limitando o uso da força e proibindo os agentes de prenderem jornalistas e observadores.

O procurador federal responsável pelo distrito Ocidental de Washington, Brian Moran, disse em nota que os agentes federais estão posicionados em Seattle para proteger propriedades do governo federal e o trabalho realizado dentro desses locais.

"Não podemos deixar que a violência que manchou os protestos de Portland prejudique movimentos pacíficos aqui em Seattle, por uma sociedade mais justa”, disse Moran.

“Minha esperança é que a nossa comunidade se una para desencorajar aqueles que querem se apoderar de protestos pacíficos e fazer depredações.”

O governo Trump também enviou a polícia federal para Chicago, Kansas City e Albuquerque, apesar da objeção dos prefeitos dessas cidades.

O republicano, que concorre à reeleição em 3 de novembro com um discurso de “lei e ordem”, ameaça enviar mais forças federais para cidades governadas por prefeitos democratas, que ele acusa de não combaterem o crime.

As forças empregadas em Portland lançaram gás lacrimogêneo contra manifestantes do movimento Black Lives Matter na manhã de sexta-feira (24).

“Deixei claro para o secretário interino [da Segurança Interna] Chad Wolf que o uso dessas forças em Seattle, do modo como vimos em Portland, vai comprometer a segurança e romper os laços de confiança da comunidade”, disse Jenny Durkan, prefeita de Seattle.

O governador de Washington, Jay Inslee, disse que os agentes federais podem “piorar as coisas, jogar gasolina no fogo”.

Portland é palco de quase dois meses de demonstrações diárias por igualdade racial e contra violência policial, parte de um movimento que se espalhou pelos EUA desde 25 de maio, quando George Floyd, um homem negro, morreu sufocado ao ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial branco, em Minneapolis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.