Descrição de chapéu Governo Trump

Governo dos EUA executa condenado à morte pela primeira vez em 17 anos

Estados americanos efetivavam condenações, mas execuções federais estavam suspensas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O governo dos Estados Unidos executou nesta terça (14), pela primeira vez em 17 anos, um prisioneiro condenado à morte, levando adiante uma campanha do governo de Donald Trump que, em julho de 2019, prometeu retomar as execuções federais, paralisadas desde 2003.

A execução aconteceu após idas e vindas legais sobre o protocolo de aplicação da injeção letal e os obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus.

Daniel Lewis Lee, 47, ex-supremacista branco condenado pelo assassinato violento de um casal e de sua filha de oito anos, em 1996, no estado do Arkansas, tinha a execução marcada para segunda-feira (13).

Mas uma decisão de última hora da juíza federal Tanya Chutkan suspendeu temporariamente a sentença de Lee e de outros três prisioneiros devido a questionamentos sobre o protocolo de uso de uma nova injeção letal, anunciado em 2019.

O Complexo Correcional Federal, em Terre Haute, Indiana, onde Daniel Lewis Lee, 47, foi executado - Scott Olson - 13.jul.2020/AFP

"As evidências científicas diante da corte indicam fortemente que o Protocolo de 2019 tem grandes chances de causar dor extrema e sofrimento desnecessário ao requerente durante sua execução", escreveu Chutkan.

A juíza afirmou também que os condenados teriam grande possibilidade de ter atendido seu pleito —de que o novo protocolo que utiliza o medicamento pentobarbital viola a proibição a punições cruéis prevista na Constituição.

O pentobarbital é um medicamento utilizado em tratamentos de curto prazo de insônia e, em doses altas, é fatal.

Segundo os médicos citados pela defesa dos condenados, uma injeção com altas doses do remédio pode encher os pulmões rapidamente, causando sensação de afogamento antes da perda de consciência.

Para reduzir a dor durante a execução, a defesa propôs que o Departamento de Justiça adicionasse ao protocolo morfina ou analgésicos similares, ou que fossem executados por um pelotão de fuzilamento, método utilizado uma década atrás pelo governo do estado de Utah.

Mas o governo Trump recorreu à Suprema Corte, afirmando que a liminar de Chutkan provocaria desordem nos planos de "administrar uma digna e humana injeção letal".

Na madrugada de terça, o governo saiu vitorioso em uma decisão apertada, por 5 votos a 4. No texto, a corte afirma que mais de cem pessoas já foram executadas com pentobarbital "sem qualquer incidente" e que decisões de última hora, como a da juíza Chutkan, "devem ser exceção, e não a regra".

Há cerca de uma década, farmacêuticas dos EUA e da Europa deixaram de vender aos estados americanos os sedativos necessários para deixar os prisioneiros desacordados momentos antes de serem executados.

Em ao menos um caso, o detento recuperou a consciência durante uma execução que testava outro tipo de sedativo.

O protocolo estabelecido pelo governo Trump em 2019 determinou a substituição de um coquetel de drogas por um remédio único, de fácil acesso —o escolhido foi justamente o pentobarbital, usado desde 2010 por 14 estados.

Foi essa a droga utilizada na injeção letal de Lee. Em suas últimas palavras, amarrado a uma maca, ele afirmou que não cometeu o crime. "Eu não fiz isso. Cometi muitos erros em minha vida, mas não sou um assassino", disse ele, segundo um repórter da mídia local que acompanhou a execução.

"Vocês estão matando um homem inocente", concluiu.

De acordo com o repórter, enquanto o medicamento era administrado, Lee levantou a cabeça e olhou ao redor. Sua respiração ficou ofegante. Pouco depois, seu peito já não se movia, seus lábios ficaram azuis e os dedos cinzentos.

A execução foi acompanhada por dois representantes do Bureau of Prisons (órgão que cuida das prisões nos EUA) e do conselheiro espiritual de Lee.

No domingo (12), um tribunal de apelação já havia revertido outra decisão que retardava sua execução. No processo movido pela família do condenado contra o Departamento de Justiça, eles argumentavam que viajar para o local de execução os colocaria em risco de contrair o novo coronavírus.

Em julho do ano passado, o secretário de Justiça, William Barr, anunciou que o governo levaria adiante a execução de 62 prisioneiros condenados à morte, gerando uma série de questionamentos legais sobre o protocolo.

Mas, no mês passado, o Departamento de Justiça agendou quatro execuções, pressionando pela retomada de seu plano.

Nos Estados Unidos, o governo federal não realizava uma execução de pena de morte desde 2003, quando Louis Jones foi morto pelo sequestro, estupro e assassinato de uma jovem oficial do Exército —o crime foi cometido em 1995.

Uma espécie de moratória à pena capital paralisava as execuções no âmbito federal no país desde então: os presos eram condenados ao corredor da morte, mas não eram executados.

Apesar disso, a pena de morte vinha sendo utilizada regularmente para crimes estaduais. O método é aplicado em 29 estados americanos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.