Descrição de chapéu China tecnologia

Sumido há 2 meses, homem mais rico da China está escondido, diz canal de TV

Jack Ma, fundador do Alibaba, não é visto em público há cerca de dois meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem ser visto em público nos últimos dois meses, o homem mais rico da China, o fundador do Alibaba, Jack Ma, está escondido, informou nesta quarta-feira (6) a rede americana de TV CNBC, a partir de um relato de uma pessoa familiarizada com o assunto.

O sumiço do empresário de maior destaque da China tem alimentado especulações em torno de seu paradeiro em meio a uma repressão regulatória chinesa sobre seu império de negócios. Mas, segundo a emissora, ele não está desaparecido, apenas fora dos holofotes.

O presidente do Alibaba, Jack Ma, em evento de start-ups em Paris
O presidente do Alibaba, Jack Ma, em evento de start-ups em Paris - Philippe Lopez - 16.mai.2019/AFP

Ele também não apareceu para participar de um game show para empresários, chamado "Heróis Empresariais da África", do qual é jurado, e teve de ser substituído no episódio final do programa, em novembro —à época, uma porta-voz disse que a mudança foi devido a um conflito de agenda.

Ma não aparece em público desde um fórum no final de outubro, realizado em Xangai, no qual criticou o sistema regulatório da China, um discurso que o colocou em choque com autoridades do país e resultou na suspensão do IPO (oferta pública inicial de ações) de US$ 37 bilhões do braço financeiro Ant Group.

Desde então, reguladores se concentraram nos negócios do bilionário. Uma investigação antitruste sobre o Alibaba foi iniciada, e a Ant foi obrigada a promover uma reorganização de seus negócios de financiamento ao consumidor, incluindo a criação de uma holding.

O professor de inglês que fundou a Alibaba, um site de varejo similar à rival Amazon, é a pessoa mais rica do país. Depois que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, em 2016, Ma foi o primeiro chinês de destaque com quem ele se encontrou.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.