Triunfo da democracia, promessa de retorno e fim de divisões: as frases que marcaram a posse de Biden

Democrata se torna 46º presidente dos EUA em meio a momento de divisão e crise sanitária no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chegada de Joe Biden à Presidência dos EUA representa o desejo de um retorno à normalidade após quatro anos de turbulência do governo Trump —embora o democrata tenha grandes desafios pela frente, como uma pandemia que já matou mais de 400 mil pessoas e devastou a economia do país.

Aos 78 anos, o presidente mais velho a iniciar um primeiro mandato na história americana também precisa lidar com uma nação dividida, fratura exposta pela invasão do Congresso em 6 de janeiro, durante a certificação dos votos do Colégio Eleitoral que deram a vitória a Biden.

O desejo de união foi, portanto, o tom dos discursos e das falas de políticos nesta quarta-feira (2). Na lista abaixo, uma seleção de frases que marcaram a posse do democrata e o fim da era Trump.

“Hoje festejamos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa, a causa da democracia. A vontade do povo foi ouvida, o povo foi ouvido, e a vontade do povo foi atendida."

“Há a verdade e há mentiras. Mentiras ditas por poder e lucro. E cada um de nós tem o dever e a responsabilidade, como cidadãos, como americanos, e especialmente como líderes que prometeram honrar nossa Constituição e proteger nossa nação, de defender a verdade e derrotar mentiras.”

“Devemos acabar com esta guerra incivil que opõe o vermelho ao azul, o rural ao urbano, o conservador ao progressista.”

Joe Biden, durante discurso de posse como 46º presidente dos EUA


“Ele traz um profundo senso de empatia, que surge de suas próprias experiências pessoais. É uma parte clara de seu caráter ouvir as pessoas, tentar elevar as pessoas. E acho que nosso país agora precisa de um líder atencioso, compassivo e empático. E Joe Biden é tudo isso.”

Hillary Clinton, ex-primeira-dama e ex-candidata à Presidência, em uma conversa com a imprensa


"Devemos lembrar também que este não é o fim, mas apenas o começo. Como líderes, não somos julgados por nossas palavras, mas por nossas ações. Portanto, vamos sair daqui juntos, realizar grandes coisas para o povo americano."

Kevin McCarthy, líder do Partido Republicano na Câmara, após presentear Biden e Kamala com uma foto da cerimônia. É uma tradição antiga que líderes do Congresso deem presentes aos recém-empossados


“Este não é um momento de divisão. É um momento de unificação. Uma nova administração começa e traz consigo um novo começo. E, com isso, nosso grande debate nacional segue em frente, e uma democracia determinada continuará a ser mais essencial.”

“O ataque ao nosso Capitólio neste mesmo lugar há duas semanas nos lembra que um governo projetado para se equilibrar e controlar a si mesmo é frágil e ao mesmo tempo resiliente”

O senador republicano Roy Blunt durante seu discurso na abertura da cerimônia de posse


“Este é o dia em que nossa democracia se levanta, limpa a poeira e faz o que a América sempre faz, avança como uma nação sob Deus, indivisível, com liberdade e justiça para todos.”

“Prometemos hoje nunca menosprezar nossa democracia enquanto celebramos sua notável força.”

“Quando ela [Kamala Harris] fizer o juramento de posse, as meninas e os meninos em todo o mundo saberão que tudo é possível.”

A senadora democrata Amy Klobuchar durante seu discurso na abertura da cerimônia de posse


“Eu sempre vou lutar por vocês. Vou estar vendo e ouvindo. É apenas um adeus, nós amamos vocês, vamos voltar de alguma forma.”

“Desejo à nova administração muita sorte e muito sucesso. Acho que eles terão muito sucesso. Eles têm a base para fazer algo realmente espetacular.”

Donald Trump, agora ex-presidente dos EUA, em discurso de despedida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.