Descrição de chapéu Folhajus

Revista jurídica de Harvard será chefiada por um muçulmano pela 1ª vez

Publicação já foi dirigida por Barack Obama e por atuais juízes da Suprema Corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boston | Reuters

A centenária revista jurídica da faculdade de direito de Harvard, a Law Review, nomeou pela primeira vez em seus 134 anos de história um diretor muçulmano. O estudante Hassaan Shahawy foi alçado, assim, ao topo de um dos mais prestigiosos veículos jurídicos dos Estados Unidos.

Nascido em Los Angeles, na Califórnia, o estudante de direito de origem egípcia afirma esperar que sua nomeação represente "o crescente reconhecimento por parte da academia jurídica da importância da diversidade e, talvez, seu crescente respeito por outras tradições legais".

homem veste terno preto e posa para foto em jardim da faculdade
O estudante de direito Hassaan Shahawy, recém-eleito presidente de prestigiosa revista jurídica de Harvard - Iman Masmoudi/Reuters

Entre os juristas e políticos mais influentes que passaram pela Law Review está o ex-presidente Barack Obama, eleito em 1990 o primeiro diretor negro da revista. Além dele, três membros atuais da Suprema Corte americana foram editores da Law Review, assim como a juíza Ruth Bader Ginsburg, morta em 2020, e o juiz Antonin Scalia, morto em 2016.

"Vindo de uma comunidade cotidianamente demonizada pelo discurso público americano, eu espero representar algum progresso, mesmo que pequeno e simbólico", afirma Shahawy, 26, em email à Reuters.

Nas revistas jurídicas atuam os estudantes com o melhor desempenho nas faculdades de direito. Ao sair, costumam ser contratados para trabalhar como assistentes de juízes e para outros empregos importantes da área.

A primeira presidente mulher da Law Review, Susan Estrich, foi eleita em 1977. Latinos e gays também já assumiram o posto. A primeira mulher negra a ocupar o cargo se elegeu em 2017.

Shahawy formou-se em Harvard em 2016, com especialização em história e estudos do Oriente Médio. Ele também fez, como bolsista, na Universidade de Oxford, um doutorado em estudos orientais e direito islâmico.

Atualmente, Shahawy trabalha ativamente junto a populações refugiadas e em prol de reformas no direito penal americano. Seus planos para o futuro ainda são incertos, embora ele cogite as possibilidades de se tornar defensor público ou seguir na carreira acadêmica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.