Descrição de chapéu Coronavírus

Mortes por Covid no México são 60% maiores do que o confirmado, diz governo

Dado revisado coloca país em segundo lugar no número de óbitos, com cerca de 321 mil vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | Reuters

O governo mexicano admitiu que o número de mortes por Covid-19 no país é 60% maior do que a cifra divulgada oficialmente. Com a revisão, disponibilizada pelo Ministério da Saúde no sábado (27), o país ultrapassaria o Brasil na cifra de óbitos, com 321 mil vítimas por coronavírus, e só ficaria atrás dos EUA.

De acordo com estatísticas compiladas pela universidade americana Johns Hopkins neste domingo (28), a mudança faria o México ter cerca de 11 mil mortes a mais que o Brasil.

Coveiro trabalha em enterro de vítima do coronavírus no cemitério da cidade de Nezahualcoyotl, no México
Coveiro trabalha em enterro de vítima do coronavírus no cemitério da cidade de Nezahualcoyotl, no México - Alfredo Estrella - 28.mar.21/AFP

A população mexicana é de cerca de 127 milhões de pessoas, e a do Brasil, de 211 milhões, o que torna a doença proporcionalmente mais letal no país da América do Norte. O governo mexicano afirma há meses que o número real de vítimas da Covid-19 em seu território era provavelmente maior do que o confirmado.

Os dados atualizados mostraram que, ao final da sexta semana deste ano, em 14 de fevereiro, 294.287 mortes associadas a Covid-19 foram registradas em certidões de óbito no México. A cifra foi 61,4% maior do que o número de mortos inicialmente confirmados até aquele dia, de 182.301.

Desde 15 de fevereiro, houve ao menos outras 26.772 mortes confirmadas por coronavírus no país.

O México viveu o momento mais grave da pandemia em janeiro, após as festas de fim de ano. A crise gerou, inclusive, falta de cilindros de oxigênio. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de esquerda, mantém posturas negacionistas —ele evita usar máscaras e não respeita o distanciamento social, embora o governo faça campanhas promovendo essas medidas.

Obrador, 67, foi infectado pelo coronavírus em janeiro, mas não mudou de postura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.