Descrição de chapéu União Europeia

Vídeo mostra queda de teleférico que deixou 14 mortos na Itália

Acidente aconteceu no fim de maio no norte do país; apenas uma criança sobreviveu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (16) pela emissora de TV italiana TG3 mostra o momento da queda de um teleférico turístico em Stresa, no norte do país, que deixou 14 mortos no fim de maio. Apenas um garoto israelense de cinco anos sobreviveu.

Nas imagens de câmeras de segurança é possível ver o momento em que a cabine se ergue próximo à chegada da estação após o rompimento de um dos cabos, o que leva a uma descida sem controle até que o teleférico se solta do segundo fio e cai de uma altura de 15 metros —o impacto com o chão não pode ser visto. De outro ângulo, vê-se um funcionário do local correndo para pedir ajuda.

O acidente com a atração que percorria o trajeto do lago Maggiore até a montanha de Mottarone, de 1.490 metros de altitude, aconteceu no dia em que a Itália autorizou a abertura das instalações para turistas em toda a península, após meses de fechamento devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Segundo o jornal Corriere della Sera, a tragédia poderia ter sido evitada se os freios de segurança, que apresentaram problemas técnicos, não tivessem sido desativados durante a manutenção. As autoridades descartaram um problema de sobrecarga, pois as cabines podem transportar mais de 35 passageiros.

Socorristas trabalham no local onde caiu uma cabine de teleférico em Stresa, na Itália
Socorristas trabalham no local onde caiu uma cabine de teleférico em Stresa, na Itália - Vigili del Fuoco/AFP

O Ministério Público de Verbania, na mesma província de Stresa, abriu investigação para apurar as causas do acidente. De acordo com o Corriere, o proprietário da Ferrovie del Mottarone, Luigi Nerini, o chefe de serviço, Gabriele Tadini, e o gerente operacional de fábrica, Enrico Perocchi, são investigados por homicídio múltiplo, ferimentos graves e desastre devido à remoção dos sistemas de segurança.

Destes, apenas Tadini está em prisão domiciliar.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Entre os 14 mortos estavam a mãe, o pai, o irmão e os bisavós do menino israelense, que o acompanhavam no passeio. Ele deixou o hospital no início do mês, após ser internado com traumatismo cranioencefálico e fratura nas pernas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.