Descrição de chapéu Livros

Navios com cargas ilícitas saem dos portos sem dizer aonde vão, diz autor do livro 'Oceano Sem Lei'

Jornalista Ian Urbina navegou durante três anos para investigar a falta de fiscalização nos mares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto os aviões que cruzam os continentes são monitorados de perto, os navios deixam os portos e navegam pelos mares muitas vezes sem dar satisfações sobre suas rotas e intenções. Isso abre margem para a prática de vários crimes em alto mar, como pesca predatória, trabalho análogo à escravidão e tráfico de armas, avalia o jornalista Ian Urbina.

“Um Boeing 747 não pode ficar vagando pelo mundo sem rumo, mas navios sim. E eles podem levar cargas ilegais, armas e desrespeitar regras trabalhistas sem serem incomodados”, comenta Urbina à Folha.

Barco de pesca, registrado na Mongólia, é capturado por autoridades espanholas em Las Palmas, por transportar haxixe - Borja Suarez - 1.jun.21/Reuters

Urbina, 49, é jornalista americano e autor de “Oceano sem Lei”, livro que reúne histórias apuradas ao longo de três anos de viagens por alto-mar. Na obra, ele mostra como os oceanos, embora ocupem dois terços da superfície terrestre, são pouco vigiados, tanto por governos quanto pela imprensa.

Para ele, a diferença de controle entre a aviação e a navegação ocorre por conta dos ataques de 11 de setembro. “Se tivessem usado um navio enorme para atacar Manhattan ou Los Angeles, o controle sobre as embarcações seria muito maior hoje”.

O livro começa com a história da perseguição a um enorme pesqueiro ilegal, que embora estivesse na lista de captura da Interpol, seguia lançando redes nas águas da Antártida. Coube a uma ONG ambientalista ir caçá-lo e seguí-lo durante meses, para tentar criar um flagrante. A embarcação trocava de nome, de bandeira e de dono com frequência, para despistar investigadores e driblar as leis.

Ganhador de um prêmio Pulitzer e colaborador do jornal The New York Times, o autor descreve em detalhes o funcionamento de embarcações que atuam em águas internacionais, colocando redes de pesca gigantescas, com vários quilômetros de extensão, capazes de arrastar junto muitos animais além dos peixes que eram o alvo original. Essa atuação predatória afeta o planeta como um todo.

“Os oceanos são como um pulmão da Terra, que produzem e limpam 50% do ar que respiramos, e isso só ocorre porque há diversidade de vida neles. Se os oceanos morrerem e se tornarem como um deserto, sem peixes, algas e corais, eles não vão mais poder funcionar como um sugador de carbono”, alerta.

Assim como as espécies, os trabalhadores marinhos também estão ameaçados. O livro relata jornadas de funcionários que trabalham em condições próximas à escravidão. Muitos deles são aliciados em países pobres do Sudeste Asiático e acabam passando meses no mar, trabalhando longas horas em funções perigosas, como puxar as enormes redes das águas.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Em muitos casos, os barcos de pesca e seus trabalhadores ficam vagando no mar por longos períodos, e outras embarcações vão até eles para recolher os peixes capturados e deixar suprimentos. Parte dos marinheiros vem de áreas rurais, e são forçados a trabalhar para pagar dívidas com aliciadores e donos dos barcos, que nunca se encerram.

​No ano passado, com a pandemia de Covid, a situação dos marinheiros ficou mais complicada. No começo da crise, muitos países fecharam seus portos e deixaram a tripulação dos barcos sem poder voltar para casa, conta Urbina. Nos meses seguintes, muitas empresas donas dos navios faliram, e tripulações ficaram sem ter de quem cobrar salários atrasados ou pedir ajuda para voltar para casa. O problema segue presente.

Retrato
O autor e jornalista Ian Urbina, autor de "Oceano sem Lei" - Jabin Botsford/Divulgação

Um dos trechos do livro se passa no litoral brasileiro, em 2017. O autor se juntou a uma missão do Greenpeace para fotografar corais e, assim, tentar levar o governo a rever autorizações para exploração de petróleo submarino.

Na década passada, as reservas do pré-sal foram divulgadas pelos governos como um tesouro, que seria capaz de enriquecer o Brasil. No entanto, alguns anos depois, o país viveu sua pior crise econômica a partir de 2014, acompanhada de uma crise política.

Para ele, a questão entre investir em recursos poluentes e preservar a natureza deve ser vista no longo prazo. “Certamente haverá ganhos imediatos com a exploração de petróleo, mas é preciso ver os problemas que isso pode gerar no futuro, e também se essa riqueza será distribuída para a sociedade. O dinheiro vai de fato ser usado em novas estradas, escolas, hospitais, para o combate à Covid, ou servirá para enriquecer os mesmos grupos de sempre?”, questiona.

Oceano Sem Lei

  • Preço R$ 79,90 (592 págs.)
  • Autor Ian Urbina
  • Editora Intrínseca
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.