Papa Francisco passa bem após cirurgia no intestino, diz Vaticano

Porta-voz afirmou que procedimento já estava agendado; doença é comum em idosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roma | Reuters

O papa Francisco passou neste domingo (4) por uma cirurgia no intestino grosso em um hospital de Roma. Segundo boletim divulgado no começo da noite, o procedimento já foi concluído, e o pontífice "respondeu bem" à operação. Não há mais detalhes sobre seu estado de saúde.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que a cirurgia já estava agendada e foi feita para reparar uma doença diverticular no intestino, um estreitamento do cólon que provoca dor abdominal, inchaço e alterações intestinais. A doença é comum em pessoas com mais de 80 anos, caso do papa, que completará 85 em dezembro. Ele foi internado na Policlínica Gemelli, onde já recebe acompanhamento.

É a primeira vez que o papa Francisco é internado desde que assumiu o comando da Igreja Católica, em 2013. Horas antes da internação, ele participou da tradicional missa de domingo na praça de São Pedro. No discurso, ele afirmou que vai à Hungria e à Eslováquia em setembro, mas não falou sobre a cirurgia.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

O papa costuma ter falta de ar, porque parte de um de seus pulmões foi retirada ainda em sua juventude, na Argentina, após uma doença. Ele também faz fisioterapia para diminuir as dores do nervo ciático, que causam dor nas costas e nas pernas, o que provoca dificuldade de caminhar —essas dores fizeram o papa cancelar alguns eventos no começo deste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.