Descrição de chapéu The New York Times

Polícia nos EUA pede prisão de homem que confrontou repórter ao vivo

Jornalista relatava estragos do furacão Ida no sul dos EUA quando foi atacado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Medina
The New York Times

Um mandado de prisão foi emitido nesta terça-feira (31) contra um homem que confrontou de forma raivosa um repórter da rede de TV americana NBC News que cobria a passagem do furacão Ida pelo Mississipi, no sul dos Estados Unidos.

O caso aconteceu na cidade de Gulfport, onde um homem gritou na cara do jornalista ao vivo: "Relate com precisão!". Benjamin Eugene Dagley, 54, de Wooster, em Ohio, será acusado em duas instâncias de agressão simples, perturbação da paz e violação do toque de recolher de emergência, segundo o Departamento de Polícia de Gulfport.

Homem recebe ordem de prisão após invadir transmissão ao vivo no Mississipi e gritar com repórter
Homem recebe ordem de prisão após invadir transmissão ao vivo no Mississipi e gritar com repórter - MSNBC/Reprodução

Dagley está em liberdade condicional após se envolver na invasão de uma oficina em Ohio e pode também ter violado restrições de viagem que fazem parte da condicional, disse a polícia.

A polícia de Gulfport afirmou que Dagley deixou a região na terça e viajou com a esposa em uma caminhonete Ford F-150. Sua localização era desconhecida na terça à noite, segundo a polícia.

Não ficou claro por que Dagley estava em Gulfport —a cerca de 1.600 quilômetros de sua casa— um dia depois que um grande furacão atingiu a área. A reportagem não conseguiu contato com ele.

A transmissão ao vivo da NBC News mostrou que ele desviou sua caminhonete da estrada e entrou no campo ao fundo da gravação do repórter Shaquille Brewster enquanto o jornalista descrevia os efeitos do furacão Ida, que tinha tocado o solo na Costa do Golfo no domingo (29).

Dagley é visto saindo da caminhonete e correndo em direção a Brewster, que faz uma pausa e diz: "Acho que temos uma pessoa perdida por aqui".

"Você está relatando isso com precisão, certo?", diz Dagley.

Brewster vira em outra direção e continua falando para a câmera, e Dagley é ouvido gritando ao fundo.

Alguns segundos depois, a cena parece se agravar. "Vou devolver para você", diz Brewster a Craig Melvin, âncora da NBC. "Temos uma pessoa precisando de ajuda agora."

Dagley é visto avançando em direção a Brewster enquanto grita na cara dele: "Relate com precisão!". Na sequência, ele dá um tranco no jornalista antes de a NBC cortar a cena. Melvin então diz aos espectadores que a rede vai verificar com Brewster depois e que "há muita loucura por lá".

Mais tarde na transmissão, Melvin diz que Brewster está bem.

Brewster, que não respondeu a emails da reportagem nem a pedidos de comentários via rede social, disse em um post no Instagram que ficou "arrebatado pelo amor e pelo apoio" dados depois do "momento mais louco" que ele disse já ter tido no ar.

"Nossa equipe brincou com isso depois, mas foi sem dúvida tão assustador para nós quanto para vocês que assistiam", disse ele. "Aquela reportagem foi interrompida, mas nós voltamos uma hora depois e continuaremos relatando as notícias como viemos fazer aqui."

O site Cleveland.com registrou em 2017 que Dagley foi preso sob a suspeita de arrombar uma oficina de galvanização que já foi dele e de fazer buracos em tanques que continham produtos químicos perigosos. Ele confessou ser culpado por vandalismo, indução de pânico e tentativa de agressão, segundo registros judiciais do condado de Cuyahoga.

Depois do confronto em Gulfport, Melvin disse no Twitter que o que aconteceu "é inaceitável e revoltante".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.