Vale começa resgate de 39 funcionários presos em mina após incidente no Canadá

Pá escavadeira se desprendeu, bloqueando meio de transporte de mineradores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro | Reuters

Após 39 trabalhadores da Vale ficarem presos na mina subterrânea Totten, na cidade de Sudbury, em Ontário, no Canadá, neste domingo (26), a mineradora afirmou que pretende fazer o resgate ainda nesta segunda (27), segundo comunicado.

De acordo com a empresa, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o poço por onde são içados minérios e equipamentos. Com isso, o meio de transporte dos empregados ficou indisponível.

Mina Copper Cliff, da Vale, próxima a Sudbury, em Ontário, no Canadá
Mina Copper Cliff, da Vale, próxima a Sudbury, em Ontário, no Canadá - Julie Gordon - 16.out.12/Reuters

A Vale prevê retirar os funcionários por meio de um sistema de escada de saída secundária com o apoio de sua equipe de resgate, que já alcançou os mineradores e iniciou a movimentação.

No texto, a empresa destacou que não há relatos de feridos e que os trabalhadores têm acesso a água e comida. "Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um."

Imediatamente após o incidente, os funcionários seguiram para os postos de refúgio como parte dos procedimentos previstos, ainda de acordo com a mineradora, que destacou estar em comunicação frequente com eles desde o ocorrido.

"Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a segurança desses funcionários e forneceremos novas atualizações assim que estiverem disponíveis."

Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel, disse a Vale, acrescentando que a produção na mina está temporariamente suspensa. A empresa ressaltou ainda que está avaliando as medidas necessárias para retomada da produção.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.