Descrição de chapéu Diplomacia Brasileira

ONU diz que Bolsonaro deveria ser punido por usar crianças fardadas em eventos

Presidente carregou no colo menino vestido de policial militar com réplica de fuzil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para o Comitê de Direitos das Crianças da ONU (Organização das Nações Unidas), usar uma criança fardada carregando uma réplica de um fuzil em um evento político, como fez na última semana o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), deveria ser um crime, e os envolvidos, punidos.

Na última quinta-feira (30), em evento em Belo Horizonte com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Bolsonaro recebeu no palco uma criança de seis anos que empunhava uma arma de brinquedo. O presidente simulou que atirava para cima e carregou a criança sobre os ombros.

Bolsonaro carrega criança fardada portando arma de brinquedo em Belo Horizonte - Rodney Costa/Futura Press/Folhapress

Após a repercussão do evento, 80 entidades de direitos humanos recorreram à ONU no domingo (3) argumentando que o presidente "utiliza crianças para estimular a política de armamento brasileiro".

Em resposta a jornalistas, o comitê afirmou que "tais práticas devem ser proibidas e criminalizadas, e aqueles que envolvem crianças em hostilidades devem ser investigados, processados ​​e sancionados".

O órgão afirmou ainda que "condena nos termos mais veementes o uso de crianças pelo presidente, vestidas de militar e segurando o que parece ser uma arma de fogo, para promover sua agenda política".

A entidade lembra também que o Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos da Criança e tem a obrigação de garantir que "crianças não participem de hostilidades ou de quaisquer atividades relacionadas a conflitos". Por fim, pede que as imagens da criança não sejam mais reproduzidas.

Não foi a primeira vez que Bolsonaro se envolveu em episódios controversos com crianças. Em junho, o presidente retirou a máscara de um menino no Rio Grande do Norte e pediu que outra criança também removesse a proteção, em meio à pandemia da Covid-19, para posar para fotos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.