Disparo de arma causa tumulto e deixa 3 feridos em aeroporto de Atlanta, nos EUA

Passageiros invadiram pista para fugir e voos foram interrompidos por duas horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atlanta (EUA) | Reuters

Disparos acidentais de arma de fogo deixaram três pessoas feridas e causaram pânico no movimentado Aeroporto Internacional de Atlanta, nos Estados Unidos, na tarde deste sábado (20), com interrupção de voos por cerca de duas horas às vésperas do feriado de Ação de Graças.

Os disparos aconteceram por volta das 13h30, quando um funcionário foi verificar uma bolsa parada no raio-X por carregar um item proibido, disse o TSA (Administração de Segurança de Transporte), órgão do governo encarregado do tema.

Passageiros no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, nos Estados Unidos - Carlos Barria - 23.mai.2021/Reuters

"[O funcionário] aconselhou o passageiro a não tocar no artefato e, ao abrir o compartimento que continha o item proibido, o passageiro se jogou na bolsa e agarrou uma arma de fogo, que disparou", afirmou o órgão.

O dono da arma fugiu, embora "não tivesse permissão para sair", disse o porta-voz do aeroporto, Andrew Gobeil, ao canal CNN. Segundo ele, as autoridades estão tentando localizar o dono da arma. "Como ele estava sendo examinado, temos todas as suas informações."

A polícia expediu um mandato de prisão contra o homem, de 42 anos, identificado como Kenny Wells. Ele é procurado pelas acusações de porte de arma escondida em aeroporto comercial, porte de arma de fogo por um criminoso condenado, disparo de arma de fogo e conduta imprudente, segundo o major da polícia de Atlanta Reginald Moorman.

As três pessoas feridas não correm risco de morrer, segundo o TSA.

O receio de que um atirador ativo tivesse aberto fogo no aeroporto gerou pânico conta da multidão, que saiu correndo do terminal para a pista. "Mais e mais pessoas começaram a correr, [houve] gritos", disse a viajante Erika Zeidler.

Muitas pessoas se agacharam ao ouvir uma forte detonação e outras correram, derrubando malas em seu caminho, tentando fugir do local, mostram vídeos publicados em redes sociais. Foi possível ouvir pessoas gritando "Agachem-se!", enquanto outras se rastejam no chão.

No Twitter, o aeroporto disse que não havia "nenhum perigo para os passageiros ou funcionários" já que não havia um atirador abrindo fogo e que a polícia estava no local.

O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta foi o aeroporto mais movimentado do mundo em 2021, de acordo com o Official Airline Guide (OAG).

Um número recorde de armas de fogo foi apreendido em postos de controle de aeroportos dos EUA apenas nos primeiros nove meses de 2021, segundo o TSA. Em todo o país, os oficiais do órgão impediram 4.495 passageiros de transportar armas em voos, superando os 4.432 artefatos capturadas ao longo de todo o ano de 2019. Só em Atlanta, foram detectadas 450 armas nos postos de controle neste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.