Descrição de chapéu África

Ministro de Madagascar nada por 12 horas após sobreviver a queda de helicóptero

Serge Gelle, que trabalhou por 30 anos na polícia, monitorava naufrágio perto da ilha quando aeronave caiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antananarivo (Madagascar) | AFP

Um ministro de Madagascar, país da África Oriental, sobreviveu à queda de um helicóptero na costa da ilha e nadou por quase 12 horas até chegar à terra, informaram autoridades locais nesta terça-feira (21).

Serge Gelle, secretário de Estado da Polícia do país, e um colega alcançaram a cidade costeira de Mahambo na manhã desta terça, segundo a autoridade portuária. As buscas por outros dois passageiros após o acidente que ocorreu na segunda (20) e cujas causas ainda não foram apuradas continuam.

O ministro de Madagascar Serge Gelle, que sobreviveu após sofrer queda de helicóptero e nadar por 12 horas - Reprodução @gulftoday Twitter

Em um vídeo postado nas redes sociais, Gelle, 57, aparece cansado e deitado em uma espreguiçadeira. "A hora de morrer ainda não chegou para mim", disse o general, acrescentando que sentia frio, mas que não sofreu lesões na travessia. Ele se tornou ministro em agosto, após três décadas na polícia de Madagascar.

O helicóptero que caiu o transportava junto a outras autoridades para inspecionar o local onde ocorreu um naufrágio, na costa nordeste do país. Ao menos 21 pessoas morreram e mais de 60 estão desaparecidas após o desastre que o ministro acompanhava na hora do acidente, de acordo com o último balanço oficial.

O navio, um cargueiro não autorizado a transportar pessoas, estava sobrecarregado, e a água inundou o motor, explicou Mamy Randrianavony, diretor de operações marítimas da Agência Portuária Marítima e Fluvial. Havia 130 passageiros, viajando de Antanambe a Soanierana Ivongo, e 45 foram achados vivos.

Zafisambatra Ravoavy, outro general da polícia, afirmou à agência de notícias AFP que Gelle usou um dos assentos do helicóptero como boia. "Ele sempre mostrou muita resistência e a manteve mesmo como ministro, como se tivesse 30 anos", disse. "Ele tem nervos de aço."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.