Descrição de chapéu União Europeia Europa

Com ventos de quase 200 km/h, tempestade Eunice deixa 16 mortos na Europa

Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica e Polônia são alguns países atingidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

A tempestade Eunice, que atinge o noroeste da Europa desde a sexta-feira (18) com ventos de quase 200 km/h em alguns locais, deixou ao menos 16 mortos, causou danos materiais e derrubou a energia em centenas de milhares de residências.

Foram quatro vítimas na Holanda, três na Inglaterra, quatro na Polônia, duas na Alemanha, duas na Bélgica e uma na Irlanda. A maioria morreu devido à queda de árvores sobre veículos.

Ondas se chocam contra uma barreira em Porthcawl, no País de Gales, provocadas por fortes rajadas de vento
Ondas se chocam contra uma barreira em Porthcawl, no País de Gales, provocadas por fortes rajadas de vento - Geoff Caddick/AFP

Formada na Irlanda, a tempestade chegou menos de 48 horas após a tempestade Dudley , que deixou seis mortos na Polônia e na Alemanha. Desta vez, a rota atravessou parte do Reino Unido, seguiu para o norte da França e depois para a Dinamarca e a Alemanha, que decretou alerta vermelho em grande parte do norte do país.

"Existe o risco de rajadas violentas (nível 3, em uma escala de 4). Rajada máxima: 100-115 km/h", alertaram os serviços meteorológicos alemães, advertindo para o risco de queda de árvores e destruição de telhados. "Fiquem longe de edifícios, árvores, andaimes e linhas de alta tensão. Se possível, evitem ficar ao ar livre."

Centenas de voos, trens e balsas foram cancelados em todo o noroeste europeu.

Em Haia, na Holanda, dezenas de casas foram esvaziadas por medo do desabamento do campanário de uma igreja. A rede ferroviária holandesa foi fechada e as conexões Amsterdã-Bruxelas foram interrompidas.

Segundo o serviço de meteorologia britânico, as operações de limpeza deverão ser interrompidas por um novo vendaval, menos forte, esperado em certas partes do Reino Unido.

Pelo menos 400 mil casas ficaram sem eletricidade no país. São 194 mil estavam na mesma situação na Polônia, segundo as autoridades locais.

Ventos de quase 200 km/h

Na Inglaterra, uma rajada de 196 km/h foi registrada na Ilha de Wight, enquanto outras de mais de 110 km/h foram medidas no interior, inclusive no aeroporto londrino de Heathrow.

O serviço meteorológico emitiu um nível de alerta vermelho —o mais alto— sobre o sul de Gales e da Inglaterra, incluindo Londres.

É a primeira vez que a capital britânica atinge este nível de alerta desde a implementação deste sistema, em 2011.

Na França, foram registradas ondas superiores a nove metros na Bretanha (oeste), bem como rajadas de vento que atingiram 176 km/h no cabo Gris-Nez (norte).

No norte do país, 30 pessoas ficaram feridas em acidentes rodoviários ligados aos ventos ou quedas de materiais.

Cerca de 75 mil casas estavam sem eletricidade na manhã deste sábado e algumas ligações ferroviárias regionais foram interrompidas.

Fortes rajadas de vento, juntamente com marés altas, levaram ao medo de inundações, especialmente porque fortes chuvas ainda eram esperadas.

O tráfego de balsas foi interrompido, centenas de voos foram cancelados na sexta-feira e o transporte rodoviário e ferroviário também foi afetado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.