EUA isolam presídios federais após briga de gangues matar 2 no Texas

Autoridades temem que grupos rivais busquem vingança de membros da facção MS-13

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lubbock (Texas) | Reuters

Todos os presídios federais dos Estados Unidos foram isolados nesta terça-feira (1º) após uma briga de gangues envolvendo vários detentos em uma penitenciária no Texas que terminou com dois mortos.

A revolta eclodiu na prisão de Beaumont, na manhã de segunda-feira (31). Ao todo, quatro presos foram levados ao hospital, onde dois morreram —Guillermo Riojas, 54, condenado a 38 anos por roubo de carro e por atrapalhar o comércio interestadual, e Andrew Pineda, 34, condenado a seis anos e meio por extorsão.

Presídio federal de Big Spring, no Texas, isolado após confrontos em outro presídio no estado deixarem 2 mortos
Presídio federal de Big Spring, no Texas, isolado após confrontos em outro presídio no estado deixarem 2 mortos - Julia Robinson - 5.mai.18/The New York Times

Não há informação sobre o estado de saúde dos outros dois feridos. Funcionários e outros detentos não foram atingidos, de acordo com o governo. O presídio concentra 1.372 presos.

O BOP (Escritório de Prisões, na sigla em inglês), que administra as prisões federais, afirmou que agiu com "excesso de cautela" ao ordenar o isolamento das penitenciárias, um evento raro em que os presos ficam confinados nas celas. Segundo o governo, trata-se de "medida temporária para garantir a boa ordem".

Ao todo, os 130 presídios federais dos Estados Unidos abrigam hoje 134 mil detentos.

O jornal americano The New York Times, citando fontes não identificadas, informou que os membros da violenta facção criminosa de El Salvador MS-13 estavam envolvidos nos conflitos na prisão de Beaumont.

Como o grupo está disseminado pelo sistema prisional americano, há receio de que a violência se espalhe para outros presídios, com gangues rivais buscando vingança. El Salvador classifica a facção de organização terrorista, e promotores dos EUA acusaram líderes do MS-13 de atos terroristas. O governo americano também acusa autoridades salvadorenhas de estarem envolvidas com a facção criminosa.

Apenas neste ano, os presídios federais já registraram quatro assassinatos e três fugas, segundo a imprensa americana. O diretor do BOP, Michael Carvajal, anunciou neste mês que vai se aposentar.

Carvajal está sob fritura no governo americano, criticado especialmente pela má condução do enfrentamento da pandemia da Covid-19 no sistema penitenciário. De acordo com a agência Associated Press, mais de cem funcionários do BOP foram presos e condenados por crimes nos últimos três anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.