Descrição de chapéu Folhajus União Europeia

Portugal formaliza suspeito no caso Madeleine McCann após quase 15 anos

Procuradores não divulgam nome, mas trabalham em cooperação com alemães, que identificaram Christian Brückner como principal responsável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Com o desaparecimento de Madeleine McCann em uma praia de Portugal prestes a completar 15 anos, procuradores do país indicaram nesta quinta-feira (21) formalmente um suspeito principal para o caso.

É a primeira vez que isso acontece desde que os pais da menina, Kate e Gerry McCann, foram apontados, em 2007 —eles mais tarde seriam inocentados.

Foto de Madeleine McCann divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres em 2020
Foto de Madeleine McCann divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres em 2020 - Polícia Metropolitana/AFP

Então com três anos, a criança britânica desapareceu em 3 de maio de 2007 do quarto do hotel onde a família passava férias na praia da Luz, no Algarve. Os pais jantavam com amigos em um restaurante próximo dali. O caso comoveu o mundo e até hoje permanece sem solução.

Os procuradores em Faro, principal cidade da região sul do país, não divulgaram o nome do suspeito, mas disseram em comunicado que ele foi identificado como tal pelas autoridades alemãs após um pedido dos portugueses. Apesar da identificação, ele ainda não foi indiciado.

A polícia alemã afirmou em junho de 2020 que Madeleine era tida como morta e que Christian Brückner, 45, condenado por tráfico de drogas e abuso de menor, era o provável responsável pelo crime —ele está preso na Alemanha acusado de estuprar uma mulher no Algarve. Desde então, no entanto, ele não foi acusado no caso da menina britânica e nega qualquer envolvimento.

Brückner viveu no Algarve entre 1995 e 2007 e, segundo documentos obtidos pela agência de notícias Reuters em 2020, cometia roubos a hotéis e flats da região. Ele também falsificava passaportes e foi pego roubando diesel de um porto.

Os procuradores explicaram que a investigação tem sido feita em cooperação com autoridades britânicas e alemãs.

A Polícia Judiciária de Portugal entregou documentos com centenas de nomes ligados ao caso de Madeleine, incluindo o de Brückner, para as autoridades britânicas em 2012, segundo a corporação. Já a polícia alemã recebeu sua primeira denúncia ligando o suspeito ao caso da menina britânica em 2013.

O motivo para, depois de tanto tempo, os procuradores portugueses identificarem um suspeito não está claro, mas pode estar relacionado à prescrição do caso após 15 anos, o que encerraria investigação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.