Barcelona terá jardim vertical com árvores suspensas em muralha de 500 metros quadrados

Obra custará 1 milhão de euros e será financiada por fundação espanhola ligada a centro cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

A cidade de Barcelona vai inaugurar no final deste ano um projeto pioneiro: uma floresta vertical com árvores suspensas na antiga muralha do Palácio da Metalurgia, erguido no final da década de 1920.

A obra, de acordo com a fundação La Caixa, responsável pela iniciativa, contará com 15 árvores e 22 mil plantas em um espaço de 500 m². A ideia é que o consumo de água do projeto seja reduzido graças ao sistema de captação de águas pluviais e ao reaproveitamento da água utilizada na irrigação.

Projeto do jardim vertical de Barcelona
Projeto do jardim vertical de Barcelona - Divulgação

Segundo o jornal espanhol El País, a obra, na região de Montjuïc, vai custar cerca de um milhão de euros.

"Quarenta espécies diferentes aproximarão o mundo vegetal dos cidadãos de uma perspectiva nunca antes vista", afirma a fundação no texto de divulgação do projeto. A iniciativa está sendo erguida em comemoração aos 20 anos da CaixaForum Barcelona, espaço cultural referência na cidade espanhola.

O local já abrigou mais de 200 exposições e recebe uma média de 800 mil visitantes por ano.

Ainda de acordo com o veículo espanhol, as árvores em suspensão serão plantadas em vasos de 1,7 metro de altura e entre 1,6 m e 2 m de comprimento. Neles, escultores delinearão as raízes de cada uma das árvores. As informações sobre a obra poderão ser acessadas pelos visitantes por meio de QR codes.

Treze caixas d’água também serão instaladas no local para irrigar as vegetações, garantindo até 15 dias de autossuficiência –ou sete, em caso de temporadas mais secas.

Em Madri, a pouco mais de 600 quilômetros de Barcelona, a CaixaForum também ergueu um jardim vertical. A estrutura foi a primeira a ser instalada na Espanha e hoje é a maior área contínua do mundo.

No local, segundo a fundação, foram inseridas mais de 15 mil plantas, que cobrem a parede de 460 m², com espécies nativas e estrangeiras colocadas em uma manta úmida. Trata-se de uma grande muralha vegetal que sobrevive sem contato com o solo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.