Candidato republicano em NY é ameaçado com objeto pontiagudo em ato de campanha

Homem que tentou atingir Lee Zeldin durante discurso foi detido; político não foi ferido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Reuters

Um homem ameaçou o congressista Lee Zeldin com um objeto pontiagudo nesta quinta (21), enquanto o deputado discursava em um ato de campanha para governador de Nova York. O candidato não foi ferido.

Vídeos postados em redes sociais por testemunhas mostram um homem não identificado, usando um boné de beisebol preto, aproximando-se de Zeldin em um comício segurando um objeto pontiagudo.

O homem também pode ser ouvido dizendo ao deputado "você está acabado" repetidamente enquanto estende o braço em direção ao rosto e ao pescoço do candidato republicano. Zeldin, então, o empurra, antes de os dois homens caírem no chão e vários outros tentarem dominar o suspeito.

Homem fala em palanque, com apoiadores aplaudindo ao fundo
Evento de campanha de Lee Zeldin em junho - Michael M. Santiago/AFP

Uma porta-voz da campanha do republicano, Katie Vincentz, disse no Twitter que o suspeito tentou esfaquear o congressista e que tanto Zeldin quanto os membros da equipe dele saíram ilesos.

"Zeldin agarrou o pulso do agressor para detê-lo até que outros o ajudassem a derrubá-lo. A polícia prendeu o homem", disse Vincentz. Ela disse que o candidato ainda terminou seu discurso após o incidente e agradeceu aos policiais que responderam ao ataque.

"Aliviado ao saber que o congressista Zeldin não foi ferido e que o suspeito está sob custódia", disse no Twitter a atual governadora de Nova York, Kathy Hochul, democrata e oponente de Zeldin na disputa. "Eu condeno esse comportamento violento nos termos mais fortes possíveis", disse ela.

Em meio a ataques recentes a tiros e a volta do debate sobre o acesso a armas no país, os Estados Unidos se preocupam com o acirramento da polarização política, que pode levar à multiplicação de casos como o atentado contra Zeldin. Quadro semelhante se vê no Brasil, com um aumento de episódios de violência política, cujo ápice mais recente foi a morte de um petista por um bolsonarista em Foz do Iguaçu (PR).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.