'Não quero dizer que a eleição acabou', diz Trump em vídeo inédito exibido em audiência do 6 de Janeiro

Gravação foi feita um dia após invasão do Capitólio e exibida nesta quinta por comitê que investiga o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vídeo inédito exibido pelo comitê da Câmara dos EUA que investiga a invasão do Capitólio mostra que Donald Trump não quis admitir a derrota para Joe Biden um dia após o episódio em Washington.

"Não quero dizer que a eleição acabou", disse o ex-presidente americano nos bastidores da gravação realizada no dia 7 de janeiro do ano passado e exibida pela primeira vez nesta quinta-feira (21). "Eu apenas quero dizer 'o Congresso certificou o resultado' sem dizer que a eleição acabou, ok?", completou ele.

Manifestantes invadiram o Capitólio minutos após o republicano, durante ato em Washington, insuflar ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo dos EUA. A ação obrigou Câmara e Senado a trancarem as portas e a paralisarem a sessão que confirmou a vitória de Joe Biden nas eleições realizadas em 2020.

O ataque é investigado pelo comitê da Câmara, que busca esclarecer o papel de figuras públicas e de manifestantes no episódio, um dos maiores ataques da história à democracia americana. "Um dia depois de incitar uma insurreição baseada em uma mentira, Trump não conseguiu dizer que a eleição havia acabado", disse a deputada Elaine Luria, nesta quinta, na oitava audiência pública realizada pelo comitê.

Bennie Thompson, presidente do órgão, por sua vez, afirmou que o republicano "abriu o caminho da anarquia e da corrupção". "[Trump] tentou destruir nossas instituições democráticas", disse o democrata.

Integrantes da comissão afirmaram que o ex-presidente tinha poder para desmobilizar a multidão, mas não o fez. Pelo contrário, o ex-presidente ainda ligou para parlamentares republicanos numa tentativa de convencê-los a atrasar a contagem de votos, de acordo com Luria.

Segundo a investigação, Trump ficou na sala de jantar da Casa Branca acompanhando o ataque pela televisão. "[Enquanto isso,] sua equipe, conselheiros mais próximos e familiares imploravam que ele fizesse o que se espera de qualquer presidente americano", afirmou a deputada democrata.

Thompson voltou a dizer que todos os responsáveis pelo ataque terão de "responder pelos atos perante a Justiça". "Isso terá sérias consequências, ou então temo que nossa democracia não se recupere."

Em depoimento gravado, o ex-conselheiro da Casa Branca Pat Cipollone foi questionado sobre as ações de Trump no dia. Ele respondeu que o republicano não tomou qualquer providência para conter o episódio de violência, como ligar para o procurador-geral ou o secretário de Defesa americano.

Vídeo inédito de Donald Trump é exibido durante audiência que investiga ataque ao Capitólio
Vídeo inédito de Donald Trump é exibido durante audiência que investiga ataque ao Capitólio - Sarah Silviger/Reuters

Uma testemunha anônima, descrita como funcionária da Casa Branca, relatou que agentes do Serviço Secreto, temendo por suas vidas, ligaram para seus familiares para se despedir durante o ataque.

O comitê ouviu nesta quinta Matthew Pottinger, que serviu no Conselho de Segurança Nacional, e a ex-secretária adjunta de imprensa da Casa Branca Sarah Matthews. Ambos renunciaram após o 6 de Janeiro.

Mais de 850 pessoas foram presas devido ao ataque, que deixou cinco mortos e 140 policiais feridos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.