EUA enfrentam calor extremo e esperam temperaturas recordes

Termômetros registram 38 ºC em Washington; na Califórnia, bombeiros combatem incêndio florestal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington e São Paulo | AFP

Milhões de americanos enfrentam neste sábado (23) uma onda de calor extremo, que deve estabelecer recordes de temperatura em regiões do centro e do nordeste dos Estados Unidos. Um incêndio florestal também foi registrado na Califórnia, e moradores tiveram de deixar suas casas.

"O calor extremo continuará no centro dos EUA e se expandirá para o nordeste neste fim de semana, com temperaturas recordes que provavelmente serão estabelecidas hoje [sábado] e no domingo na região", anunciou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês). A agência ainda alertou que as altas temperaturas podem provocar "eventos climáticos violentos" como granizo, ventos e tornados.

Fumaça de incêndio florestal que atinge o Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, nos EUA
Fumaça de incêndio florestal que atinge o Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, nos EUA - alertwildfire.org - 22.jul.22/Handout via Reuters

A onda de calor foi sentida especialmente em Washington, onde a temperatura máxima chegou a 38 ºC. Em Nova York, os termômetros registraram 35 ºC. As temperaturas também podem chegar aos 43 ºC em regiões do oeste de Utah, no sul do Arizona e no nordeste dos Estados Unidos, de acordo com o NWS.

A prefeita de Boston, Michelle Wu, declarou estado de emergência e ordenou a ampliação do horário de funcionamento de estações de resfriamento e piscinas públicas. Meteorologistas apontam que a cidade do estado de Massachusetts pode registrar 37 ºC neste domingo (24).

O calor aumenta o risco de incêndios. Na costa oeste, o fogo se espalhou em regiões de vegetação no condado de Mariposa, na Califórnia, próximo ao Parque Nacional de Yosemite. Autoridades locais relataram que as chamas, que já consumiram mais de 2.500 hectares, destruíram ao menos dez propriedades e danificaram outras cinco. O incêndio não havia sido controlado até a tarde deste sábado.

Estradas foram interditadas, e várias pessoas, retiradas de suas casas, segundo o jornal The New York Times. Não há informações sobre feridos. Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos que mostram o avanço do fogo e uma espessa coluna de fumaça.

Os americanos não são os únicos a sentir os impactos do calor extremo. As altas temperaturas na Europa vêm provocando mortes e sobrecarregando serviços de emergência, com milhares de chamados para atender a casos de tonturas e dificuldade para respirar. Centenas de turistas e moradores tiveram de ser retirados neste sábado de um centro turístico na ilha de Lesbos, na Grécia, após um incêndio se espalhar e destruir casas na cidade costeira de Vatera. Especialistas projetam que a onda de calor deve permanecer no país por mais dez dias e que as temperaturas podem chegar a 42 ºC em algumas regiões.

Autoridades gregas afirmaram que 450 pessoas tiveram de ser retiradas de dois hotéis e 92 casas em Vatera. Os bombeiros usaram sete aviões e um helicóptero no combate às chamas. Em Portugal e na Espanha, a onda de calor está relacionada a pelo menos 1.700 mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Os acontecimentos desta semana apontam mais uma vez para a necessidade desesperada de uma ação eficaz contra a crise climática", afirmou o diretor regional da OMS para a Europa, Hans​ Kluge.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.