Descrição de chapéu chuva mudança climática

Fortes chuvas e enchentes nos EUA deixam ao menos 25 mortos no Kentucky

Governo estadual afirma que número de vítimas deve aumentar; Biden decreta situação de desastre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chicago | Reuters

Ao menos 25 pessoas morreram no estado americano do Kentucky após fortes chuvas e enchentes ao longo da semana, informou o governo local nesta sexta-feira (29). Segundo as autoridades, conforme as operações de resgate forem feitas o número de vítimas pode crescer.

O governador Andy Beshear afirmou que 23 mil casas e empresas estão sem energia elétrica, e a polícia usou helicópteros e barcos para resgatar dezenas de pessoas presas em residências e veículos.

Tonya Smith, que teve seu trailer arrastado pelas inundações, busca comida com a mãe, Ollie, usando uma corda para se equilibrar em um local cheio de água das chuvas
Tonya Smith, que teve seu trailer arrastado pelas inundações, busca comida com a mãe, Ollie, usando uma corda para se equilibrar em um local cheio de água das chuvas - Matt Stone - 28.jul.22/USA Today via Reuters

Algumas das vítimas são crianças, disse o democrata Beshear em breve pronunciamento por vídeo. "Podemos ter perdido famílias inteiras nesta semana."

Os alertas de inundação continuam em vigor na metade leste do estado, assim como em partes do Tennessee e da Virgínia Ocidental, onde o governador Jim Justice decretou estado de emergência na quinta (28) para seis condados. A previsão para a sexta incluía mais chuvas, de acordo com informações do Serviço Nacional de Meteorologia.

O volume de água elevou o nível dos rios locais, e inundações repentinas podem voltar a ocorrer. Outras regiões dos Estados Unidos também sentiram o impacto das chuvas. Em Las Vegas, ruas e cassinos ficaram inundados.

O presidente americano, Joe Biden, aprovou nesta sexta uma declaração de situação de desastre para o Kentucky. Com a medida, ajuda federal será enviada para complementar os aportes financeiros do estado no combate aos desdobramentos das enchentes.

O governador Beshear disse que essas são as piores inundações da história na região. "A mudança climática é real", afirmou. Eventos do tipo ocorrem por uma série de fatores combinados e, de acordo com a avaliação dos cientistas, podem, sim, estar relacionados à crise do clima, fruto do aquecimento global.

À medida que as temperaturas aumentam, há mais evaporação, levando mais umidade para a atmosfera, que é liberada na forma de chuva. E, com mais eventos de precipitação extrema combinados com infraestruturas urbanas pouco adaptadas e precárias, maior é a chance de enchentes e inundações.

O Kentucky tem sido particularmente afetado por eventos extremos. No final do ano passado, uma onda de tornados deixou ao menos 74 pessoas mortas em todo o estado.

O desastre veio duas semanas depois que enchentes inundaram a comunidade apalachiana de Whitewood na região sudoeste da Virgínia, perto da fronteira do Kentucky.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.