Kentucky revê número de mortos e total de vítimas de tornados vai a 88

Destruição de fábrica deixa menos mortos que o estimado inicialmente, mas governador afirma que cifra ainda pode subir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mayfield (EUA) | Reuters e AFP

O estado americano do Kentucky confirmou, na noite desta segunda (13), a contagem de 74 mortos após os tornados que atingiram os Estados Unidos no último fim de semana. O número foi informado pelo governador Andy Beshear depois de as estimativas iniciais citarem mais de 80 óbitos.

Assim, o número oficial de vítimas da tragédia, incluindo as de outros estados da região, é de 88 vítimas até agora. Ainda há 109 pessoas desaparecidas. A revisão na contagem nesta segunda se deu após as autoridades do Kentucky confirmarem que o número de mortos em uma fábrica de velas na cidade de Mayfield foi abaixo do estimado.

"Temíamos algo muito, muito pior", disse o governador democrata, citando um cenário que poderia elevar o total de mortos só no estado para mais de 100. Com o andamento das buscas, as autoridades trabalham com a possibilidade de terem havido oito óbitos no local.

"Rezo para que este número seja preciso", afirmou. Ainda há desaparecidos, porém: de 110 trabalhadores que estavam na fábrica no momento do tornado, 94 foram encontrados vivos.

Imagem mostra os escombros da fábrica de velas atingida por tornados em Mayfield
Escombros da fábrica de velas atingida por tornados em Mayfield, no Kentucky - Cheney Orr/Reuters

O número de vítimas também pode voltar a crescer com o andamento das operações de resgate. "Pode levar semanas até que tenhamos os números de mortes e a dimensão da destruição", afirmou o governador. Houve vítimas de todas as idades, a mais nova com 5 meses, e a mais velha com 86 anos.

Kentucky foi o estado mais atingido, mas também há registros de 14 mortes em vizinhos. Em Illinois, seis trabalhadores morreram em um galpão da Amazon. No Arkansas, houve dois mortos, um deles em uma casa de repouso. Tennessee e Missouri registraram mais seis óbitos.

Na pequena Mayfield, cidade de 10 mil habitantes no sudoeste do Kentucky, o tornado destruiu, além da fábrica de velas, as sedes da polícia e dos bombeiros. Casas foram derrubadas e perderam telhados, e a força dos ventos arrancou árvores gigantes e placas de rua. Mais de 28 mil residências e pontos de comércio continuam sem energia elétrica.

Homens da Guarda Nacional e equipes estaduais estão distribuindo suprimentos e limpando as estradas para abrir caminho para a remoção dos destroços, disse o governador. Equipes de resgate voltaram a vasculhar escombros nesta segunda-feira em busca de mais sobreviventes —o que fica mais difícil com o passar do tempo.

O presidente Joe Biden decretou estado de emergência, o que abre caminho para distribuir ajuda federal, ainda no domingo. Nesta segunda, a Casa Branca confirmou que ele deve ir ao Kentucky nesta quarta (15). A agenda deve incluir um sobrevoo nas áreas mais atingidas em Mayfield e Dawson Springs e uma entrevista coletiva em Fort Campbell.

A origem da série de tornados veio de um conjunto de temporais formado à noite, que se moveu do Arkansas e Missouri para o Tennessee e Kentucky. Para especialistas, os tornados podem ser parte de um sistema climático que está causando estragos também em outras partes do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.