Incêndio florestal força retirada de milhares de pessoas na Califórnia

Autoridades afirmam que fogo avança porque calor e baixa umidade dificultam trabalhos dos bombeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP e Reuters

Em meio a uma onda de calor extremo, um incêndio florestal de grandes proporções destruiu casas e forçou a retirada de milhares de pessoas na região do parque Yosemite, na Califórnia, nos Estados Unidos. As chamas começaram a ser controladas somente na tarde desta segunda-feira (25).

O incêndio, considerado um dos maiores do ano nos EUA, começou na sexta-feira (22) e se espalhou rapidamente, destruindo ao menos 6.300 hectares. Mais de 2.500 bombeiros atuaram no combate às chamas, e 17 helicópteros foram usados na operação, segundo o Serviço de Proteção Florestal da Califórnia.

Autoridades afirmaram que o fogo avançou sem controle, dobrando de tamanho entre sábado e domingo, porque o calor e a baixa umidade dificultaram os trabalhos dos bombeiros. O incêndio, descrito como explosivo, deixou casas e veículos destruídos e forçou a retirada de ao menos 6.000 pessoas da região.

Fumaça de incêndio na região de Mariposa, na Califórnia
Fumaça de incêndio na região de Mariposa, na Califórnia - David Mcnew - 23.jul.22/AFP

A expansão teve características singulares, com brasas provocando incêndios menores em pontos distantes até 3 quilômetros do foco principal. Os agentes inicialmente tiveram êxito ao conter o fogo no lado oeste, mas as chamas avançaram a leste, em direção à região de Mariposa Pines, disse Justin Macomb, chefe do Serviço de Proteção Florestal da Califórnia.

"O fogo nos flanqueou rapidamente. Não conseguimos nem atacá-lo com os recursos que tínhamos em mãos", afirmou. "Na minha carreira, não vi um comportamento de fogo como esse." Nesta segunda, com menos vento, a diminuição desses focos secundários e o uso de aeronaves que lançaram água e retardante, um porta-voz da corporação disse ter visto "uma tempestade perfeita no bom sentido".

O governador do estado, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no condado de Mariposa devido a "condições extremamente perigosas para a segurança de pessoas e propriedades".

O Parque Nacional de Yosemite, a cerca de 70 quilômetros do condado, abriga algumas das maiores e mais antigas sequoias do mundo. As árvores foram ameaçadas por outro incêndio florestal no início deste mês, mas os bombeiros conseguiram salvá-las.

Ao mesmo tempo, milhões de americanos enfrentam forte calor. Washington teve neste domingo a temperatura máxima de 37°C —no sábado (23), os termômetros marcaram 38°C. Nova York registrou 36°C. Temperaturas acima de 37°C também podem ser atingidas nos próximos dias em partes do leste de Kansas e Oklahoma, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).

"O calor persistente no centro-sul dos EUA durará mais alguns dias, e uma onda de calor perigosa se acumulará no noroeste do país nesta semana", anunciou o NWS em comunicado.

"A mãe natureza já declarou uma emergência global", afirmou o ex-vice-presidente Al Gore, ativista contra a crise climática, ao canal americano ABC News. Ele disse ainda que a situação demanda mais ação política.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, repetiu a promessa de fazer de tudo para combater a emergência climática. O anúncio oficial do presidente, porém, foi de apenas medidas pontuais, não uma declaração de emergência nacional sobre o tema, como se especulava.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.