Descrição de chapéu Rainha Elizabeth 2ª

Bolsonaro chama Elizabeth 2ª de 'rainha para todos nós' e decreta 3 dias de luto

Ministros e presidenciáveis também lamentaram a morte de chefe da monarquia britânica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou, nesta quinta-feira (8), a morte de Elizabeth 2ª, a quem chamou de uma "rainha para todos nós", e decretou três dias de luto.

Nas redes sociais, Bolsonaro classificou a chefe da monarquia britânica como "uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos".

A rainha Elizabeth 2ª sorri no Palácio de Buckingham em evento de seu Jubileu de Platina - Chris Jackson - 5.jun.22/Pool/AFP

O chefe do Executivo disse ainda que a "eternidade" foi surpreendida com a "gloriosa chegada de Sua Alteza, a Rainha do Reino Unido". E encerrou com a expressão em maiúsculas "DEUS SALVE A RAINHA".

Pouco antes, o governo já havia decretado luto oficial de três dias em edição extra do Diário Oficial da União.

Elizabeth 2ª faleceu aos 96 anos, após 70 anos de reinado, o mais duradouro da Inglaterra. A morte foi confirmada pelo Palácio de Buckingham depois da informação de que ela estava sob cuidados médicos e que a família mais próxima havia sido chamada ao Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a rainha passava o verão.

Segundo comunicado oficial, ela morreu serenamente. A nota se refere a Charles como rei e a sua mulher, Camilla, como rainha consorte.

Ministros do governo federal também se manifestaram nas redes sociais ao longo da tarde desta quinta. O primeiro foi Fábio Faria, das Comunicações. No Twitter, ele classificou como uma "uma grande perda para todo mundo", compartilhando imagem do pronunciamento da família real nas redes sociais.

"Foi uma líder que serviu de exemplo para muitos e cumpriu sua missão de vida. Que Deus conforte os familiares", afirmou.

Já o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que a rainha viveu períodos desafiadores da história. "Sua trajetória deixa um legado de dedicação ao seu país. Nos solidarizamos com todo o povo da Grã-Bretanha, que sofre a perda de um símbolo mundial."

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, escreveu em inglês no Twitter para lamentar a morte de Elizabeth. "A rainha uniu o povo britânico durante seu longo reino, que passou por guerras mundiais e crises globais. Elizabeth deixa um notório legado como uma das líderes mais respeitados da história."

Dias antes da morte da rainha, em uma de suas últimas aparições, Elizabeth deu posse à nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.

Bolsonaro, na última terça-feira (6), prestou cumprimentos à nova líder inglesa. "Nossos povos compartilham o apreço pela soberania e pela liberdade e poderão realizar muito através da cooperação", disse no Twitter. Uma página internacional do governo brasileiro no Twitter compartilhou uma foto da rainha, em sua homenagem.

Presidenciáveis

O ex-presidente e candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou solidariedade à família real britânica pela morte da rainha Elizabeth 2ª. Ele afirmou que a monarca participou de diversos processos históricos e eventos dos últimos 80 anos e ressaltou a boa convivência dela com premiês de diferentes linhas ideológicas, dizendo que ela "marcou era como Chefe de Estado".

O candidato também fez menção às relações diplomáticas entre brasileiros e britânicos durante seu mandato. "Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009", escreveu nas redes sociais.

Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes se manifestou em uma rede social sobre a morte da rainha Elizabeth 2ª e elogiou a soberana, que teve o mais longo reinado da Inglaterra. "Com a morte da Rainha Elizabeth 2ª se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação", escreveu. "Que ela descanse, merecidamente, em paz."

A senadora e candidata à presidência Simone Tebet (MDB) lamentou a morte da Rainha Elizabeth 2ª ressaltando que ela foi um exemplo de liderança feminina. Tebet também acrescentou que seus atos e trajetórias servem como modelo. "A rainha Elizabeth 2ª é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação poderosa como o Reino Unido. Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado", escreveu em suas redes sociais.

"Sua vida, seus atos, sua trajetória servem como modelo num mundo em que valores como estes têm sido cada vez mais aviltados, como vem acontecendo, infelizmente, em nosso país. Em suas próprias palavras: 'Foram as mulheres que inspiraram gentileza e cuidado no duro progresso da humanidade'. 'Descanse em paz", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.