Rainha da Dinamarca retira título de nobreza de netos para que tenham 'vida normal'

Realeza diz querer livrar príncipes e princesa de obrigações com a monarquia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Copenhague | AFP

A rainha da Dinamarca, Margrethe 2ª, fez um movimento inesperado nesta quinta-feira (29), ao retirar o título de príncipe e princesa de quatro netos, filhos de seu filho mais novo, Joachim, no intuito de garantir aos sucessores uma vida mais normal e desatrelada dos ofícios da realeza.

Os descendentes do príncipe Joachim deverão, a partir de 2023, usar apenas o título de conde ou condessa de Monpezat. Segundo o comunicado da corte dinamarquesa, a rainha busca "criar um marco, no qual esses quatro netos possam moldar suas próprias vidas".

A princesa Marie e o príncipe Joachim (2ª e 3º a partir da esq.) com seus filhos, Félix, Athena, Henrik e Nikolai, em Copenhague - Mads Claus Rasmussen - 11.set.22/Ritzau Scanpix/Reuters

Joachim, 53, tem quatro filhos, de dois casamentos: Nikolai, Félix, Henrik e Athena, com idades entre 10 e 23 anos.

Ex-mulher do príncipe e mãe de seus dois filhos mais velhos, a condessa Alexandra não ficou contente com a decisão. A nobre disse para um jornal local que a notícia "veio do nada" e que as crianças se sentem excluídas e "não conseguem entender por que estão tirando suas identidades".

Os outros quatro netos da rainha, filhos do príncipe herdeiro Frederik, 54, mantêm seus títulos. Na idade adulta, porém, apenas o mais velho terá privilégios, conforme uma decisão tomada em 2016.

O comunicado diz ainda que a decisão de Margrethe está em linha com outros reinados, que vêm enxugando suas monarquias. A revogação dos títulos reflete um movimento que ocorreu também na família real britânica, em 2020, quando Meghan e Harry decidiram deixar oficialmente as funções reais para trabalhar nos Estados Unidos e conquistar a independência financeira.

A abdicação do casal das obrigações reais causou indisposição na monarquia. No site da família real britânica, o casal foi rebaixado ao final da página que enumera os membros da corte. Agora, as fotos do duque e duquesa de Sussex aparecem no final da lista.

Harry e Meghan estão acima apenas do príncipe Andrew, 62, filho da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) envolvido em caso de abuso sexual e afastado da coroa britânica desde que fechou um acordo na Justiça americana.

Erramos: o texto foi alterado

O príncipe Joachim não é o primogênito da rainha Margrethe 2ª, como dito anteriormente no subtítulo da reportagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.