Suécia encontra icônico navio de guerra naufragado no século 17

Äpplet foi deliberadamente afundado pela Marinha depois de longa jornada em conflitos na Europa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O museu de Naufrágios de Vrak anunciou nesta segunda-feira (24) uma de suas mais importantes descobertas da história recente. Especialistas da instituição trabalhavam com a Marinha da Suécia no estreito de Vaxholm, a cerca de 30 km de Estocolmo, quando encontraram as ruínas do Äpplet (maçã), embarcação "irmã" do icônico navio de guerra sueco Vasa.

Mergulhador nada próximo a náufrago na costa de Estocolmo, posteriormente identificado como Äpplet, navio de guerra da frota real da Suécia - Divulgação Museu de Náufragos de Vrak - 13.dez.21/AFP

Os restos do Äpplet foram localizados em dezembro do ano passado e, apesar de partes laterais da embarcação terem se desprendido, o casco estava relativamente bem preservado. O segmento que se soltou tinha duas fileiras de portinholas, indicando se tratar de um navio de guerra do século 17, de estrutura similar à do Vasa.

O histórico navio sueco naufragou em sua viagem inaugural, quando deixava a baía de Estocolmo, em 1629, e só foi erguido do assoalho marítimo mais de três séculos depois, em 1961. Um intenso trabalho de recuperação —98% da estrutura original foi preservada— foi o que motivou a fundação do museu Vasa, onde a embarcação está exposta.

"Com o Äpplet, podemos fornecer uma peça-chave ao quebra-cabeças em torno do desenvolvimento da construção naval sueca", disse Jim Hansson, um dos arqueólogos responsáveis pela descoberta. "Ele nos permitirá compreender como outros navios de guerra evoluíram, desde o instável Vasa até os gigantes capazes de navegar e controlar o mar Báltico."

Em 1625, o rei da Suécia Gustavo Adolfo 2º ordenou a construção de quatro navios de guerra. Os dois maiores, Vasa e Äpplet, foram desenhados pelo engenheiro Hein Jacobsson. Se o Vasa teve um destino trágico e naufragou logo no primeiro quilômetro navegado, o Äpplet cumpriu uma longa jornada de aventuras no mar.

Na chamada Guerra dos 30 anos —o conflito entre católicos e protestantes que marcou a Europa entre 1618 a 1648—, o Äpplet compunha a frota que partiu da Suécia rumo à Alemanha, com cerca de 900 soldados e outros cem marujos à bordo. Ao final da guerra, o navio seguiu em atividade por mais dez anos, até 1658, quando perdeu as condições de utilização e foi deliberadamente afundado pela Marinha.

De acordo com o museu Vrak, detalhes técnicos, dimensões e amostras de madeira confirmaram a identidade da embarcação, encontrada cerca de 7 metros acima do fundo do mar. As condições para que um barco mantenha sua estrutura de madeira por tão longo período, entretanto, são bastante particulares.

No mar Báltico não vive o teredo (ou cupim-do-mar), um verme xilófago que ataca madeiras submersas. Por isso a arqueologia marítima é tão efervescente na região: navios naufragados resistem à decomposição por séculos. A costa sueca possui dezenas de embarcações afundadas e sítios arqueológicos abertos para visitação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.