Descrição de chapéu férias

Fila para renovação de visto americano em São Paulo cai para 1 mês

No início de novembro, espera era de 8 meses; prazo para 1ª emissão do documento ainda pode levar mais de um ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O tempo de espera para se apresentar no consulado em São Paulo para a renovação do visto de turista nos Estados Unidos caiu para cerca de um mês, informou o Departamento de Estado americano ao UOL. No início de novembro, ainda segundo as autoridades do país, a fila era de oito meses.

Os tempos de espera para algumas categorias de visto, em diferentes consulados, podem ser vistos no site do órgão.

"Ressaltamos, no entanto, que o sistema é bastante ágil e que o site apresenta uma fotografia do momento, podendo apresentar diferenças em relação ao agendamento", acrescenta o Departamento de Estado.

Turista no terminal 5 do aeroporto JFK, na região de Nova York - Shannon Stapleton - 16.nov.21/Reuters


Durante a pandemia, os EUA deixaram de emitir autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros.

No entanto, desde que o país —um dos destinos favoritos de brasileiros— reabriu suas fronteiras para o turismo, em novembro de 2021, a enorme demanda de viajantes interessados se acumulou com pedidos pelo documento que já haviam sido realizados, mas não atendidos, o que criou longas esperas pelo visto do tipo B1/B2, para turismo.

Esse tipo de visto é justamente o mais solicitado pelos cidadãos brasileiros e corresponde a 90% de todos os pedidos de entrada ao governo americano. Destes, 40% são renovações. O Departamento de Estado ainda informou que o consulado de São Paulo é o terceiro posto que mais emite vistos no mundo.

Nos últimos dois meses, a operação do órgão na capital paulista triplicou para atender aos pedidos depois que as autoridades americanas realizaram uma "força-tarefa do setor consular", com sete novos funcionários e inovações tecnológicas para tentar enxugar as filas.

As filas em outras partes do Brasil

No consulado do Recife, a fila para a renovação do documento de turista é de 65 dias. Já em Porto Alegre a espera é de 56 dias. Brasília e Rio de Janeiro disputam o cenário mais veloz da atualidade: são necessários 20 dias para o atendimento na capital federal e 23 dias no posto carioca.

No entanto, aquele que precisa emitir o visto e não renová-lo encontra filas muito mais longas em todas as cidades —em nenhuma o período de espera é inferior a 11 meses.

Visto de primeira viagem

Em São Paulo, o turista precisa esperar 491 dias (um ano e quatro meses) para realizar a entrevista no consulado que determinará se o pedido por um visto será aprovado ou não. No Rio, o compromisso demora 437 dias —ou cerca de um ano e mais dois meses e meio.

Brasília fica em terceiro nas longas esperas para a entrevista: são necessários 399 dias, um ano e um mês. Já em Porto Alegre o período é de 352 dias (11 meses e três semanas) e, no Recife, é de 332 dias, cerca de 11 meses.

O brasileiro é o quinto turista no mundo todo que mais visita os EUA, ainda de acordo com o Departamento de Estado, atrás apenas de britânicos, indianos, alemães e franceses.

Vistos de outras categorias, como de estudo ou trabalho, têm fila bem mais curta —com espera entre 2 e 15 dias.

Por que renovações são mais rápidas?

O processo é mais ágil porque, atualmente, o Departamento de Estado não exige entrevista na embaixada ou consulado para quem quer renovar o visto. O agendamento, portanto, é marcado para a entrega os documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv).

A devolução do passaporte com o documento após esse trâmite, no entanto, pode levar algumas semanas. Por isso, é preciso se programar antes de marcar a viagem.

São consideradas renovações os pedidos de vistos B1/B2 em que há um visto anterior vencido há até 48 meses. Em 2022, a embaixada e os consulados dos EUA no Brasil emitiram mais de 825 mil vistos de turismo.

O Departamento de Estado anunciou ainda a contratação de outros 13 oficiais consulares que devem chegar até o meio de 2023. "Esperamos reduzir também o tempo de espera para agendamento de vistos novos", comentou o órgão em nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.