Grécia registra confrontos em manifestações contra violência policial

Episódio teve início após marcha em memória de jovem assassinado há 14 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atenas | Reuters

Policiais e manifestantes se enfrentaram nesta terça-feira (6) em cidades da Grécia após a realização de marchas em memória de um adolescente morto pelas forças de segurança há 14 anos. Até aqui não há informações sobre feridos ou detidos nos confrontos.

Centenas de pessoas realizam caminhadas no começo de dezembro para lembrar de Alexandros Grigoropoulos, morto em 2008 quando tinha 15 anos.

De acordo com a versão da polícia, ele foi atingido por tiros disparados pelo soldado Epaminondas Korkoneas no momento em que atirava pedras contra uma viatura. O advogado de defesa argumenta que o militar não mirou diretamente o adolescente —o que é contestado por testemunhas, que ainda destacam o fato de que o jovem estava desarmado.

Fogos de artíficio são disparados contra policiais em Thessaloniki, na Grécia
Fogos de artíficio são disparados contra policiais em Thessaloniki, na Grécia - Alexandros Avramidis/Reuters

As marchas deste ano foram autorizadas pelo Parlamento. Em Atenas, o protesto terminou perto do bairro de Exarchia, onde Grigoropoulos foi morto. Após o ato, que reuniu centenas de pessoas e foi pacífico, manifestantes encapuzados atiraram coquetéis molotov contra a tropa de choque, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. Confrontos também eclodiram em Tessalônica, no norte da Grécia.

Aproximadamente 4.000 agentes foram mobilizados para monitorar a marcha em Atenas. Durante o ato, os soldados formaram cordões de isolamento próximo ao Parlamento e de prédios comerciais no centro da cidade. Um helicóptero da polícia foi usado para acompanhar a manifestação.

Os manifestantes gritaram repetidas vezes a frase "Tirem as mãos de nossos corpos". Neste ano, os atos foram engrossados pela revolta por um episódio em que um policial atirou, nesta segunda (5), em um jovem de 16 anos de etnia cigana. Ele foi ferido na cabeça e está internado em um hospital em Tessalônica.

A polícia diz que o adolescente abasteceu um caminhão e saiu do posto de gasolina sem pagar. Ele foi alvejado durante uma perseguição —o policial acusado de ter feito o disparo foi detido.

Em 2008, a morte do adolescente Grigoropoulos desencadeou uma onda de distúrbios em todo o país, com diversos confrontos entre a polícia e manifestantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.