Londres testa tinta antipipi para 'se vingar' de boêmios que fazem xixi na rua

Substância aplicada em paredes do Soho repele urina e faz com que ela respingue em quem descumpre regras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Os moradores do Soho, bairro icônico de Londres conhecido por sua intensa vida noturna, não aguentam mais o cheiro de xixi nas ruas. Boa parte do quase 1 milhão de libras que a capital britânica usa para limpeza urbana todo ano é destinada à lavagem da urina acumulada sobre muros e calçadas.

Um projeto apresentado pelo Conselho Distrital de Westminster quer impedir a prática utilizando um recurso para, em alguma medida, se vingar dos homens que costumam se aliviar na rua.

Funcionário de limpeza urbana aplica tinta 'antixixi' em muro do Soho, bairro boêmio de Londres - Isabel Infantes - 11.jan.23/AFP

Trata-se de uma "tinta antixixi", que promete repelir a urina em locais públicos, fazendo com que ela respingue mais e atinja, por exemplo, as roupas de quem está descumprindo as regras. A substância é transparente, de modo que boêmios apertados não possam identificar em que área seria "seguro" urinar.

A proposta peculiar foi uma resposta a mais de 3.000 reclamações da população ao Legislativo local e se inspira em experiências semelhantes na Alemanha. "Obviamente, a urina não é agradável. Nossos moradores estão com raiva", disse Aicha Less, que tem cargo equivalente ao de vereadora, à agência de notícias AFP. "Vamos ver a diferença em seis meses e se vai haver menos odor", acrescentou, defendendo o direito "a viver num ambiente limpo e seguro".

No Soho, há placas pintadas com avisos como "esta parede não é um mictório". Os alertas se somam à legislação londrina, que pune com multas de 50 a 80 libras quem trata locais públicos como banheiro.

Segundo Tim Lord, dirigente de uma associação de moradores do Soho, há mais de 400 estabelecimentos no bairro com autorização para a venda de bebidas alcoólicas. Pelo menos cem deles ficam abertos até de madrugada. "À noite há milhares de pessoas bebendo aqui e, neste verão [do hemisfério Norte], o Soho fedia. Se a tinta antixixi funcionar, vai reduzir o problema das ruas malcheirosas, e isso é algo que deve ser apreciado."

'Este muro não é um mictório', avisa cartaz após aplicação de tinta antixixi no Soho, bairro boêmio de Londres - Isabel Infantes - 11.jan.23/AFP

Embora o Soho tenha vários mictórios portáteis distribuídos em pontos estratégicos nas noites de quinta-feira a domingo, banheiros públicos praticamente desapareceram: alguns foram fechados durante a fase mais crítica da pandemia de Covid e não reabriram quando a crise sanitária foi amenizada.

Na visão de Lord, é um "problema inglês". "Você não precisa viajar muito na Europa ou na América do Norte para encontrar banheiros públicos limpos e bem administrados. O Soho é uma região histórica importante de Londres, construída nos anos 1650. Só queremos que nosso conselho cuide disso."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.