Queda de avião deixa ao menos 68 mortos no Nepal

Aeronave transportava passageiros de oito nacionalidades; acidente é o mais grave do país desde 1992

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Katmandu | Reuters

Ao menos 68 pessoas morreram neste domingo (15) após um avião cair em Pokhara, no Nepal. Esse é o segundo pior acidente do pequeno país do Himalaia desde 1992.

Equipes de resgate com centenas de pessoas trabalharam nas buscas por sobreviventes na encosta onde a aeronave da Yeti Airlines caiu. O avião saiu da capital, Katmandu, e transportava 72 pessoas, sendo quatro tripulantes.

Destroços de avião que caiu no Nepal com 72 pessoas a bordo - Bijay Neupane - 15.jan.23/Reuters

Imagens do local da queda mostravam os destroços da aeronave e corpos das vítimas. Parte da vegetação ao redor pegou fogo, e ainda havia chamas quando os socorristas chegaram à região.

"O avião está pegando fogo", disse o policial Ajay K.C., acrescentando que equipes de resgate estavam tendo dificuldade para chegar ao local, um desfiladeiro entre duas colinas perto do aeroporto da cidade.

Um dos passageiros transmitia imagens de dentro do avião e gravou a queda, segundo informações do jornal indiano Hindustan Times e do canal de TV OTV Odisha, do mesmo país.

ATENÇÃO: O VÍDEO A SEGUIR CONTÉM IMAGENS FORTES

Entre os passageiros da aeronave bimotor ATR 72 estavam três crianças e três bebês, segundo a Autoridade de Aviação Civil do Nepal. O avião também transportava cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino –é incerto o estado de saúde deles.

"Metade do avião está na encosta", disse Arun Tamu, morador da região que afirmou à agência de notícias Reuters ter chegado ao local minutos depois da queda.

Outro morador, Khum Bahadur Chhetri, disse que viu a aeronave chegando perto do telhado de sua casa. "Eu vi o avião tremendo, se mexendo para a esquerda e para a direita e, de repente, o nariz mergulhou e caiu no desfiladeiro", contou. Segundo as autoridades do país, o último contato da tripulação com o aeroporto local foi às 10h50 (2h em Brasília).

A viagem para Pokhara, a segunda maior cidade do Nepal, partindo de Katmandu, é uma das rotas turísticas mais populares do país.

O ATR 72, da fabricante de aviões europeia ATR, é um avião turboélice bimotor. Segundo o site de rastreamento de voos FlightRadar24, a aeronave tinha 15 anos e estava equipada com um transponder antigo. Após o acidente, a Yeti Airlines cancelou todos seus voos de segunda-feira (16).

De acordo com um porta-voz do aeroporto de Pokhara, o avião caiu quando a tripulação já se preparava para o pouso –o céu na região estava claro no momento da queda. O governo nepalês criou uma comissão para investigar as causas do acidente e deve apresentar um relatório em 45 dias, disse o ministro das Finanças, Bishnu Paudel.

O acidente deste domingo é o mais mortal do Nepal desde 1992. Na ocasião, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu em uma encosta ao se aproximar de Katmandu, matando todas as 167 pessoas a bordo.

Ao menos 309 pessoas morreram desde 2000 em quedas de avião ou helicóptero no Nepal. O país abriga oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest, e o clima da região pode mudar repentinamente e criar condições perigosas para voos.

Devido à falta de treinamento da equipe e à falta de manutenção, empresas áreas do Nepal geralmente sofrem com problemas de segurança. As companhias do país, por exemplo, são proibidas de sobrevoar o espaço aéreo da União Europeia desde 2013.

O país do Himalaia também possui algumas das pistas mais remotas e problemáticas do mundo, ladeadas por picos cobertos de neve que tornam a aproximação desafiadora até mesmo para pilotos experientes.

As companhias indicam que o Nepal não possui infraestrutura para divulgar previsões meteorológicas precisas, principalmente nas regiões mais remotas e de difícil relevo montanhoso, onde foram registrados acidentes fatais nos últimos anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.