Descrição de chapéu Ásia

Alpinista nepalês escala o Everest pela 26ª vez e bate recorde mundial

Kami Rita trabalha como sherpa, profissional que dá apoio a estrangeiros em busca de chegar ao topo da montanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Katmandu | Reuters

Um nepalês escalou o monte Everest pela 26ª vez e superou o próprio recorde, que havia sido estabelecido no ano passado, informaram autoridades locais neste domingo (8).

Kami Rita Sherpa, 52, escalou a montanha de 8.848 metros no sábado (7) pela rota do cume sudeste. Ele trabalha como sherpa, como são chamados os profissionais que ajudam estrangeiros a chegar ao topo da montanha, e estava acompanhado de outros dez guias, segundo a rede alemã Deutsche Welle.

Homem de trajes brancos e chapeu de pelo animal segura bandeira do Nepal, vermelha com desenhos brancos
O alpinista nepalês, Kami Rita Sherpa, em evento em Katmandu - 25.mai.2019 - Navesh Chitrakar/Reuters

"Kami Rita quebrou a própria marca e estabeleceu um novo recorde mundial na escalada", disse Taranath Adhikari, diretor-geral do Departamento de Turismo da capital Katmandu.

A rota de escalada usada por Kami Rita foi iniciada pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay em 1953 e continua sendo a mais popular.

Neste ano, o Nepal emitiu 316 licenças para escalar o Everest na alta temporada, que vai até maio, em comparação com 408 no ano passado —a mais alta já registrada.

O Everest foi escalado 10.657 vezes desde que seu cume foi alcançado pela primeira vez em 1953 do lado nepalês e tibetano. De acordo com um banco de dados do Himalaia, 311 pessoas já morreram ao tentar fazer o percurso.

A morte mais recente, do alpinista russo Pavel Kostrikin, 55, foi registrada neste domingo, em um acampamento localizado a uma altitude de cerca de 5.360 metros.

O alpinismo é a principal atividade turística no Nepal e uma importante fonte de renda e emprego. O país tem 8 das 14 montanhas mais altas do mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.