Descrição de chapéu União Europeia

Ataque a faca em centro islâmico em Lisboa deixa 2 mortos

Agressor é afegão de cerca de 40 anos que frequentava aulas no local, diz emissora; polícia o deteve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Duas mulheres morreram e um homem foi ferido em um ataque a faca em um centro muçulmano ismaelita em Lisboa nesta terça-feira (28). De acordo com a CNN Portugal, o agressor era afegão e tinha por volta de 40 anos —a polícia não confirmou sua identidade.

Já as mulheres eram portuguesas: uma tinha cerca de 20 anos e a outra, em torno de 40. O homem, um jovem, teve ferimentos superficiais no peito e no pescoço e chegou sozinho ao hospital. Nenhuma das vítimas teve seu nome divulgado.

Policiais portugueses bloqueiam rodovia em frente a centro islâmico ismaelita em Lisboa que foi palco de ataque a faca - Patricia de Melo Moreira/AFP

As autoridades não haviam determinado imediatamente se o incidente havia sido um ataque terrorista, embora o caso tivesse ido para a Unidade de Contraterrorismo da polícia, não para o Departamento de Homicídios. Nesta quarta (29), porém, o diretor nacional da Polícia Judiciária de Portugal, Luis Neves, afirmou que a hipótese está afastada.

"Não há o mínimo indício, um único sinal, que permita afirmar que estamos perante a radicalização de uma pessoa", afirmou Neves em uma coletiva de imprensa, segundo o jornal português Público. "Está afastado o crime de terrorismo", disse ele, e as pistas "parecem mostrar que se trata de um crime comum".

"O que pode estar em questão aqui, mas só uma avaliação psiquiátrica pode determinar, é que se trata de uma crise psicótica", acrescentou, alegando não poder entrar em detalhes para preservar a intimidade do agressor.

Representante da Associação da Comunidade Afegã em Portugal, Omed Taeri afirmou à CNN Portugal que o agressor tinha problemas de saúde mental e havia contatado a entidade com a preocupação de não ter onde deixar os três filhos caso arranjasse trabalho.

Segundo testemunhas, o agressor estava tendo aulas de idiomas no centro quando recebeu um telefonema e seu comportamento mudou. A polícia chegou ao centro perto de 11h e atirou no homem depois que ele desobedeceu as ordens de largar a arma. Baleado na perna, o afegão foi encaminhado a um hospital na capital portuguesa para tratamento, e agentes de operações especiais cercaram o local. Não ficou claro na coletiva desta quarta o que levou à agressão, nem foi confirmado se a faca pertencia ao espaço ou se foi levada pelo homem de sua casa.

O Centro Ismaili de Lisboa é a sede mundial do ismaelismo, ramo minoritário do islamismo xiita. Seus integrantes —que somam quase 15 milhões de pessoas em 30 países, de acordo com o site oficial da corrente— têm sido atacados por grupos extremistas em países como o Paquistão e o Afeganistão.

Portugal não registrou nenhum ataque terrorista nas últimas décadas. O último atentado do tipo data de 1983, quando cinco cidadãos armênios armados invadiram a embaixada da Turquia em Lisboa e mataram duas pessoas.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.