Descrição de chapéu Rússia

Estátua da 'Pequena Sereia' na Dinamarca é vandalizada com bandeira da Rússia

Polícia abre investigação e diz ainda não saber quem depredou ponto turístico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Copenhague (Dinamarca) | AFP e Reuters

A estátua da Pequena Sereia, símbolo e ponto turístico popular de Copenhague, na Dinamarca, foi vandalizada na noite desta quarta-feira (1º) e amanheceu com uma bandeira russa pintada em sua base.

Em um aparente ato de apoio à Rússia na Guerra da Ucrânia, as cores branca, azul e vermelha foram pintadas na pedra da baía da capital, onde desde 1913 fica a escultura de bronze da personagem criada pelo dinamarquês Hans Christian Andersen.

Escultura da Pequena Sereia amanhece vandalizada na capital da Dinamarca nesta quinta - Ida Marie Odgaard/Ritzau Scanpix/AFP

A polícia do país anunciou a abertura de uma investigação e disse ainda não saber quem é o autor da depredação. Na manhã desta quinta-feira (2), turistas fotografavam a estátua. Ao lado de outras nações ocidentais, a Dinamarca tem sido uma crítica vocal da Rússia após a invasão da Ucrânia, no ano passado.

A escultura foi vandalizada em inúmeras ocasiões e, em 1964, chegou a ser decapitada. Em 2003, sofreu uma explosão e, em 2020, foi marcada com a expressão "racist fish" ("peixe racista").

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.