Descrição de chapéu América Latina

Tentativa de assalto termina com chuva de dinheiro em Buenos Aires

Vítima carregava 7 milhões de pesos numa mochila que se abriu durante confusão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Quem estava passando pelo bairro nobre de Belgrano, em Buenos Aires, no início da tarde desta sexta-feira (31), surpreendeu-se com mais de sete milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 230 mil) caindo em notas do céu.

A chuva de dinheiro foi causada por uma malsucedida tentativa de assalto a um homem identificado pela polícia como Juan Cruz, 26, na esquina da avenida Del Libertador, uma das principais da cidade, com a rua Olazábal.

Cruz pretendia depositar o dinheiro que carregava numa mochila no banco BBVA, quando, por volta das 12h, dois indivíduos em uma motocicleta tentaram puxá-la de suas costas. Ele resistiu aos suspeitos, mas, na confusão, a mochila acabou se abrindo e o dinheiro voou pelos ares.

Uma vizinha chegou a registrar o momento posterior à tentativa de assalto, quando diversas pessoas correram para as ruas a fim de pegar as notas no chão. Apesar de outros vizinhos saírem em socorro à vítima, cerca de 70 mil pesos (R$ 1.700) não foram recuperados.

"As pessoas são uma m*; em vez de ajudar o moleque, começam a juntar", diz a pessoa que gravou o vídeo. O registro viralizou nas redes sociais.

Segundo a imprensa local, o dinheiro não pertencia a Juan Cruz, e ele o transportava por motivos de trabalho. O ocorrido foi denunciado e será investigado pela promotoria dos bairros de Saavedra e Núñez.

"Até a noite você pode encontrar notas de mil pesos em alguma esquina", brincou o apresentador de um canal de televisão portenho.

Como explica o jornal El País Argentina, restrições ao dólar e à inflação impostas pelo governo de Alberto Fernández fizeram com que a população, acostumada com a moeda internacional, recorresse ao dólar que se vende nas ruas –com preços que chegam a custar o dobro das casas de câmbio oficial.

Como essa economia está fora das operações bancárias, grandes transações acabam sendo feitas à vista e em espécie.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.