Homem joga carro contra turistas em Israel, mata 1 e deixa 7 feridos

Ataque em Tel Aviv se soma a episódios de violência que escalaram a tensão no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um turista foi morto e sete ficaram feridos em ataque ocorrido na cidade Tel Aviv nesta sexta-feira (7), em mais um episódio de escalada da violência entre israelenses e palestinos. O agressor avançou com o carro e também atirou contra as vítimas.

De acordo com relatos da mídia israelense, o agressor avançou com o veículo sobre pedestres no parque Charles Clore, localizado na orla da cidade, e abriu fogo contra os presentes.

Pessoas observam área ao lado de carro branco capotado
Autoridades israelenses isolam local de ataque em Tel Aviv - Nir Elias - 7.abr.23/Reuters

Segundo a imprensa israelense, a pessoa que morreu é um turista italiano de 35 anos. As pessoas feridas também são turistas com idades entre 17 e 70 anos, mas não está claro quais são seus países de origem.

O agressor, um cidadão árabe-israelense da cidade de Kafr Qassem, de 45 anos, e foi morto a tiros por policiais.

A facção palestina Jihad Islâmica disse, em comunicado, que o ataque em Tel Aviv é "uma resposta natural e legítima aos crimes da ocupação contra o povo palestino".

O novo episódio fez com que o premiê Binyamin Netanyahu convocasse reservistas para reforçar a segurança da capital. Agentes das forças que monitoram as fronteiras foram realocados para responder à onda de violência.

Mais cedo na sexta-feira, um atentado a tiros em Hamra, na Cisjordânia, terminou com duas irmãs britânico-israelenses mortas, e a mãe delas ficou ferida.

Os ataques ocorrem durante a celebração da Pessach e do Ramadã, importantes períodos religiosos para judeus e muçulmanos, respectivamente.

Na quarta (5), a polícia de Israel invadiu a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, e entrou em confronto com centenas de palestinos que passavam a noite no local –12 ficaram feridos e cerca de 350 foram detidos.

Nos últimos dias também foram registrados disparos de foguetes da Faixa de Gaza e do Líbano em direção a Israel –o sistema de defesa aéreo israelense conseguiu interceptar a maioria dos projéteis, e ninguém ficou ferido. Israel respondeu com bombardeios.

Em meio à escalada da violência, o Exército de Israel convocou reservistas para reforçar as tropas do país. Não está claro quanto militares serão mobilizados.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.