Encapuzados atacam polícia na Irlanda do Norte em dia que celebra acordo de paz

Acordo de Belfast, que encerrou décadas de guerra civil, completa 25 anos nesta segunda-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um grupo de pessoas mascaradas e encapuzadas atacou policiais com coquetéis molotov na cidade de Londonderry, na Irlanda do Norte, durante protesto contra o Acordo de Belfast, que encerrou décadas de guerra civil e completou 25 anos nesta segunda-feira (10).

A polícia informou que nenhum agente ficou ferido, mas relatou danos patrimoniais —ao menos uma viatura foi atingida pelas chamas no bairro de Creggan, de maioria católica e nacionalista.

Mascarados atacam veículo da polícia com coquetel molotov em Londonderry, na Irlanda do Norte
Mascarados atacam veículo da polícia com coquetel molotov em Londonderry, na Irlanda do Norte - Paul Faith/AFP

O episódio aconteceu na véspera da visita do presidente dos EUA, Joe Biden, ao país. O democrata tem origens irlandesas e fez parte do grupo de senadores americanos que pressionou para que Washington se esforçasse diplomaticamente para pôr fim ao conflito. Nesta semana, ele irá a Belfast e Dublin.

"O que vimos em Creggan foi desanimador. Um ataque sem sentido contra oficiais que cumpriam deveres legais", disse o chefe da polícia local, Nigel Goddard. Ele acrescentou que as autoridades trabalham para reunir provas e que as imagens coletadas devem ser analisadas numa investigação sobre terrorismo.

Assinado em 1998, o Acordo da Sexta-Feira Santa encerrou três décadas de conflito civil que deixou mais de 3.500 mortos. Os embates colocaram em lados opostos a fatia protestante favorável à aproximação com a Grã-Bretanha, e a católica, que defendeu a independência ou a integração à República da Irlanda.

Também chamado de Acordo de Belfast, o tratado foi obtido depois de anos de promessas de cessar-fogo e negociações, que envolveram uma frente multipartidária e representantes do Reino Unido e da República da Irlanda. Mas ainda hoje são registrados casos de violência esporádicos.

Líderes do governo e da oposição condenaram o episódio. Vice-presidente do nacionalista Sinn Féin, Michelle O'Neill chamou o ato de deplorável. "Esta desordem não tem lugar em nossa sociedade. Como líderes políticos, devemos permanecer unidos e apelando para o fim desses ataques", disse. O Sinn Féin, antigo braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), venceu as eleições regionais no ano passado.

Já Naomi Long, líder da Aliança, legenda que não é alinhada nem aos católicos nem aos protestantes, disse que era trágico ver pessoas nascidas após o acordo de paz atacando a polícia.

Diante do temor de possíveis ataques, a inteligência britânica elevou no mês passado o alerta de segurança para "severo". O status mudou depois que um policial fora de serviço ficou gravemente ferido depois de um ataque com arma de fogo do Novo IRA, grupo militante dissidente.

Além de manifestações, o aniversário do Acordo da Sexta-Feira Santa intensificou o debate sobre pontos do tratado que precisam ser aperfeiçoados. Um deles é o funcionamento das instituições políticas no país. Há quase um ano, a Irlanda do Norte não tem Executivo e Assembleia Legislativa em plena operação.

Apesar de ter vencido pela primeira vez as eleições, o Sinn Féin, que defende a reunificação e é apoiado pela maioria católica, não conseguiu empossar a primeira-ministra, Michelle O'Neill.

Isso porque o Partido Unionista Democrático (DUP), pró-Reino Unido e identificado com os protestantes, é também seu aliado forçado. Pelas regras do acordo, as duas legendas são obrigadas a compartilhar o poder. O mais votado indica o premiê, o segundo, o vice, e ambos têm o mesmo status. O DUP, porém, recusa-se a cumprir as formalidades para que o governo assuma e o Legislativo tenha um presidente.

É diante desse imbróglio que Biden deve chegar a Belfast, nesta terça (11). Na quarta (12), ele deve ir a uma universidade onde deve discursar.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.