Descrição de chapéu drogas Páscoa

Polícia da Bélgica intercepta lote de coelhos da Páscoa com matéria-prima do ecstasy

País concentra exportações de drogas sintéticas e é porta de entrada para cocaína produzida na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | AFP

Funcionários da alfândega do aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, encontraram um lote de coelhinhos da Páscoa de chocolate que continham pedaços sólidos de MDMA, a matéria-prima para comprimidos de ecstasy. O caso aconteceu nesta semana e foi relatado por um oficial à agência de notícias France Presse.

Porta de entrada na Europa para a cocaína produzida na América Latina, a Bélgica também entrou no roteiro do tráfico de drogas sintéticas fabricadas no próprio continente e enviadas para vários outros países. Nesse caso, a substância seria transportada para Hong Kong.

Funcionário da alfândega do aeroporto de Bruxelas checa coelhinho das Páscoa que carregava pedaços sólidos de MDMA, a matéria-prima para comprimidos de ecstasy - Kenzo Tribouillard - 6.abr.23/AFP

Ao ver os coelhinhos, o funcionário da alfândega Pol Meuleneire aproximou seu escâner portátil que identifica substâncias ilícitas. A tela piscou em verde com a mensagem "Cuidado: MDMA (Ecstasy)". "Viu? É MDMA puro", disse Meuleniere, 61.

Segundo a análise, os coelhinhos continham de um a dois quilos da substância. "Um quilo dá seis mil comprimidos de ecstasy", acrescentou o funcionário.

E, no momento em que Meuleneire conversava com os jornalistas, várias entregas ilícitas chegaram à alfândega.

Uma lancheira com a marca Peppa Pig destinada à Nova Zelândia, por exemplo, estava pesada demais para ser apenas papelão e plástico. Dentro, com divisórias, estava a cetamina, um anestésico usado como droga recreativa. As apreensões da substância, segundo os funcionários, são uma das que mais crescem no aeroporto.

Entre outras drogas há também cocaína, embalada em pacotes plásticos entre camadas duplas de papelão. "Em 2022, chegamos a quase seis toneladas de drogas apreendidas aqui no aeroporto", disse Florence Angelici, porta-voz do serviço financeiro federal SPF.

"Sai para o mundo todo. Hoje, as pessoas podem fazer pedidos online na 'deep web' com alguns poucos cliques e decidir o que querem receber em casa", acrescentou.

Pacote com coelhinhos da Páscoa quem carregava ecstasy são interceptados no aeroporto de Bruxelas, na Bélgica - Kenzo Tribouillard - 6.abr.23/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.