Descrição de chapéu clima

Tornado atinge EUA e deixa ao menos 22 mortos e dezenas de feridos

Óbitos foram relatados em Arkansas, Indiana, Tennessee, Alabama e Mississippi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um tornado atingiu as regiões Sul e Centro-Oeste dos Estados Unidos no fim de semana, matando ao menos 22 pessoas e ferindo dezenas.

Mortes foram relatadas em estados como Arkansas, Indiana, Tennessee, Alabama e Mississippi.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu a|ertas de tempestades em partes dos estados de Nova York e Pensilvânia neste sábado (1º), e havia previsão de chuvas fortes em Ohio e Virgínia Ocidental. Na capital, Washington, eram esperados ventos de até 100 km/h.

Bairro destruído com árvores derrubadas, casas destelhadas no estado de Arkansas (EUA)
Bairro devastado por tornado em Little Rock, Arkansas (EUA). - Benjamin Krain/Getty Images/AFP

Em Little Rock, no Arkansas, os ventos fortes destruíram telhados e paredes de muitos edifícios, capotaram veículos e derrubaram árvores e linhas de energia na sexta-feira (31).

A governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, disse em entrevista coletiva na tarde de sábado que cinco mortes foram registradas no estado, e que outros óbitos haviam sido relatados mas ainda careciam de confirmação por autoridades locais.

Sanders disse ter conversado por telefone com o presidente Joe Biden e com o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, que prometeram ajuda federal. "Tudo o que o Arkansas precisar, eles garantiram que esses recursos estarão disponíveis aqui", afirmou a governadora.

No norte de Illinois, outra forte rajada de vento abriu a cobertura de um teatro, causando o desabamento do teto durante a apresentação de uma banda de rock. Cerca de 260 pessoas assistiam ao show, segundo Shawn Schadle, chefe dos bombeiros de Belvidere, cidade ribeirinha perto do estado de Wisconsin.

Lá, uma pessoa morreu. Outras 28 foram levadas de ambulância para hospitais da região, sendo cinco delas com ferimentos graves.

O tornado foi gerado por uma das inúmeras tempestades violentas que varreram uma vasta área da região central dos Estados Unidos durante a primavera.

Na sexta, Biden visitou o Mississipi, um dos estados atingidos pelos recentes tornados. Na semana passada, ao menos 25 pessoas morreram em decorrência de fortes ventos e de violentas tempestades que atingiram a região. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.