Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Kiev relata maior ataque com drones russos desde início da Guerra da Ucrânia

Capital celebra neste domingo 1.541 anos; homem de 41 anos morreu durante bombardeio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Ucrânia celebra neste domingo (28) o dia de Kiev, que marca a data da fundação da capital do país. Mas, neste ano, as feiras de rua e os concertos ao vivo foram substituídos por um dos maiores ataques da Rússia com drones à cidade. Segundo o prefeito Vitali Klitschko, um homem de 41 anos morreu durante bombardeios na madrugada.

No aplicativo de mensagens Telegram, o líder regional afirmou que explosões foram relatadas na cidade e em municípios vizinhos. "Permaneçam em abrigos, não negligenciem sua segurança, será uma noite difícil", pediu ele aos moradores da capital durante a madrugada.

Socorrista apaga incêndio em um prédio após ataque russo com drones em Kiev - Pavlo Petrov/ Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia via AFP

Ainda de acordo com o prefeito, a queda de destroços de um drone perto de um posto de gasolina no distrito de Solomianski deixou uma mulher de 35 anos ferida, além do homem de 41 anos morto.

A Força Aérea disse que derrubou 52 dos 54 drones lançados pela Rússia —é incerto quantos foram direcionados a Kiev— e que Moscou tinha como alvo instalações militares e infraestruturas importantes para as regiões centrais do país, Kiev em particular.

Segundo autoridades ucranianas, esse pode ter sido o maior ataque de drones na cidade desde o início da guerra. O bombardeio também foi o primeiro a causar mortes em Kiev neste mês.

Serhii Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse que o ataque foi realizado em várias ondas e que os alertas duraram mais de cinco horas. "Hoje, o inimigo decidiu 'parabenizar' o povo de Kiev com a ajuda de seus mortais UAVs (veículos aéreos não tripulados, em português)", disse ele no Telegram.

À agência de notícias Reuters moradores disseram que, durante os alertas de ataque aéreo, muitas pessoas ficaram em suas varandas, gritando ofensas ao presidente russo, Vladimir Putin, além de frases como "glória à defesa aérea".

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, por sua vez, saudou as forças de defesa aérea e os serviços de resgate de seu país. "Todas as vezes que vocês derrubam drones e mísseis do inimigo, vidas são salvas. Vocês são heróis", disse.

Ainda neste domingo, o presidente ucraniano apresentou um projeto de lei para impor sanções ao Irã por 50 anos. Isso porque os drones disparados em direção a Kiev são de fabricação iraniana e foram entregues pelo país do Oriente Médio à Rússia. Ao menos oficialmente, Teerã diz que a entrega foi feita ainda do início da invasão russa.

No arborizado distrito de Holosiivskii, no sudoeste de Kiev, destroços incendiaram um armazém de três andares, destruindo cerca de 1.000 metros quadrados de estruturas de edifícios, disse o prefeito Klitschko.

Outro incêndio começou depois que destroços de drones atingiram um prédio não residencial de sete andares em Solomianski, a oeste. O distrito é um movimentado centro de transporte ferroviário e aéreo.

Já no histórico distrito de Pecherskii, um incêndio começou no telhado de um prédio de nove andares, e, no distrito de Darnitskii, uma loja foi danificada.

"A história da Ucrânia é uma irritação de longa data para os inseguros russos", disse Andrii Iermak, chefe do gabinete presidencial em seu canal no Telegram, em referência à data em que a Rússia decidiu atacar novamente Kiev.

Os ataques de domingo ocorreram depois que a Ucrânia disse que os combates diminuíram em torno da cidade de Bakhmut, no sudeste da Ucrânia, palco dos combates mais intensos neste momento da guerra.

No sábado (27), líderes militares do país do Leste Europeu disseram que a esperada contraofensiva ucraniana para recuperar porções leste do país hoje sob controle de Moscou é iminente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.