Alemanha retira mais de cem trabalhadores da Rússia após ordem de Moscou

Funcionários do centro cultural Instituto Goethe e da escola alemã na capital russa precisarão voltar para terra natal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | AFP

Mais de cem funcionários alemães que trabalham com educação e cultura terão que deixar a Rússia nos próximos dias a pedido de Moscou, disse uma fonte do governo da Alemanha à agência de notícias AFP neste sábado (27).

Isso porque autoridades russas instaram os alemães a reduzirem sua equipe diplomática antes do mês de junho, o que, na interpretação de jornais locais como o Süddeutsche Zeitung, representa uma "declaração de guerra diplomática" contra Berlim.

Mulher passa com seu carro em frente à embaixada alemã em Moscou, na Rússia
Mulher passa com seu carro em frente à embaixada alemã em Moscou, na Rússia - Natalia Kolesnikova - 22.abr.23/AFP

Entre os funcionários afetados estão os de instituições públicas, como o centro cultural Instituto Goethe e a escola alemã de Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha não especificou a quantidade exata de funcionários que precisarão deixar a Rússia, mas declarou que o número passa de cem.

Moscou já havia anunciado a expulsão de cerca de 20 diplomatas alemães em retaliação ao apoio de Berlim a Kiev na Guerra da Ucrânia. Berlim, por sua vez, ordenou Moscou a reduzir a presença de seus serviços secretos na Alemanha.

As relações entre a Rússia e a Alemanha, que costumava ser o maior comprador de petróleo e gás russo, foram prejudicadas desde que os russos invadiram a Ucrânia. Inicialmente, os alemães apoiaram os ucranianos de forma mais cautelosa, mas no começo deste ano, o governo do premiê Olaf Scholz, pressionado por aliados ocidentais, liberou até a entrega de tanques para as forças ucranianas.

Além disso, segundo o Instituto para a Economia Mundial de Kiel, a Alemanha é o terceiro país que mais ajudou a Ucrânia militarmente, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.