Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia

Biden comete gafe e diz que Putin está 'perdendo a guerra no Iraque'

Lapsos do democrata de 80 anos, que tenta se reeleger à Presidência, costumam ser explorados por seus adversários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente dos EUA, Joe Biden, 80, confundiu-se nesta quarta (28) ao dizer que o líder russo, Vladimir Putin, "está perdendo a guerra no Iraque", em uma referência ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A repórteres antes de deixar a Casa Branca rumo a Chicago o democrata foi questionado sobre o possível enfraquecimento de Putin após o motim liderado pelo mercenário russo Ievguêni Prigojin.

O presidente americano, Joe Biden, fala com a imprensa ao sair da Casa Branca antes de ir para Chicago - Jonathan Ernst/Reuters

"É difícil dizer. Mas ele está perdendo a guerra no Iraque. Está perdendo a guerra em casa e se tornou um pária em todo o mundo. Não só na Otan, não só na União Europeia. No Japão, em 40 nações", disse ele.

A declaração mostra que a Casa Branca continua prudente ao interpretar as consequências da rebelião fracassada do Grupo Wagner, fundado por Prigojin e ativo nos combates contra a Ucrânia. No último fim de semana, a força paramilitar se amotinou e se dirigiu para Moscou, mas recuou. Biden está na liderança de uma campanha do Ocidente em apoio à Ucrânia após a invasão russa, em fevereiro do ano passado.

Na terça (27), Biden já havia feito a mesma confusão durante um comício, no qual disse que havia conseguido unir os países ocidentais contra o ataque de Moscou ao Iraque. Na noite desse mesmo dia, corrigiu-se em um evento de arrecadação de fundos para sua campanha ao cometer outro erro. Disse que "China" em vez de "Índia", cujo premiê, Narendra Modi, visitou a Casa Branca há uma semana.

"Você provavelmente viu meu novo melhor amigo —o primeiro-ministro de um pequeno país que agora é o maior do mundo, a China —quero dizer, Índia. A Índia não está procurando uma aliança permanente, mas eles estão procurando alguma proteção na região", afirmou.

Os lapsos do candidato à reeleição em 2024 costumam ser explorados pelos republicanos, para quem as faculdades mentais do democrata estão comprometidas. A teoria reverbera entre parte dos eleitores —pesquisas de opinião mostram que a maioria dos americanos se preocupa com a idade de Biden.

Cerca de 73% dos entrevistados entre 21 e 24 de abril pela agência de notícias Reuters e pelo Instituto Ipsos consideram Biden velho demais para governar. Entre os democratas, 63% concordaram.

Em maio do ano passado, o ex-presidente George W. Bush cometeu a mesma gafe ao confundir a invasão russa da Ucrânia com a Guerra do Iraque, iniciada em 2003 justamente sob seu governo.

"A decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal do Iraque. Quero dizer, da Ucrânia", disse o republicano durante evento em Dallas, no Texas. Após um breve silêncio, com um leve sorriso, completou: "Do Iraque também". "Enfim, tenho 75 [anos]", afirmou, arrancando risadas da plateia.

Bush ordenou a invasão sob o argumento de que o Iraque tinha armas de destruição em massa, o que nunca foi comprovado. A guerra durou oito anos, até a saída, em 2011, das últimas tropas de combate.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.