Idade de Biden levanta debate entre eleitores mais velhos sobre reeleição

Atual presidente dos EUA completaria 86 anos caso saísse vencedor do pleito de 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Katie Glueck
Plantation (Flórida) | The New York Times

Nas últimas três décadas os americanos elegeram presidentes que se solidarizaram com suas dificuldades e que canalizaram sua revolta, que romperam barreiras históricas ou pareciam pessoas com quem seria agradável tomar uma cerveja.

Mas, se os eleitores frequentemente desejam líderes que reflitam a eles e suas lutas, a possível candidatura de Joe Biden a um segundo mandato, que ele completaria com 86 anos de idade, vem suscitando reações excepcionalmente complicadas entre um grupo de eleitores altamente engajados: os de sua própria geração.

Joe Biden, presidente dos EUA, usa terno azul e óculos de sol, enquanto faz discurso com as duas mãos levantadas; ele é branco e tem cabelos brancos
Presidente Joe Biden durante discurso na Casa Branca - Kevin Lamarque/Reuters

Três anos depois de eleitores mais velhos terem ajudado a fazer Biden ser escolhido o candidato presidencial do Partido Democrata, rendendo-se à sua experiência profunda e sua imagem de alguém que seria atraente numa eleição geral, a idade do presidente é sua maior desvantagem política no momento em que se aproxima de outra candidatura presidencial, que ele pode anunciar já nesta terça-feira (25).

A idade de Biden provoca ansiedade generalizada entre os democratas e é motivo de zombaria e às vezes desinformação por parte da direita —se bem que o agora indiciado Donald Trump, pré-candidato republicano líder nas pesquisas e que enfrenta um atoleiro de problemas legais, seja poucos anos mais jovem que ele.

Mas a questão é especialmente pessoal para eleitores mais velhos, que hoje tendem a gostar do presidente, mas muitas vezes enxergam a idade dele através do prisma de suas próprias experiências.

Eles estão envelhecendo. Biden está envelhecendo. Eles não são o presidente dos Estados Unidos.

Em entrevistas com cerca de 35 eleitores, veteranos políticos e americanos eminentes na faixa dos 67 aos 98 anos, mencionar a idade de Biden suscitou não apenas análises eleitorais, mas também discussões sobre suas próprias capacidades e os ajustes feitos às suas vidas. Alguns dos entrevistados falaram diretamente de questões de mortalidade; outros adotaram um tom de avó ou avô, admoestando o presidente, recomendando que ele se cuide.

"Tenho 72 anos e sou a mais jovenzinha aqui no The Villages", disse Diane Foley, presidente do Clube Democrata de The Villages, uma megacomunidade de aposentados na Flórida, onde a maioria dos residentes é republicana. Ela encorajou Biden a candidatar-se outra vez. "Há pessoas tremendamente ativas e cheias de energia na casa dos 80 anos, algumas com mais de 90 também."

"Temos que ter consciência de nossas limitações", aconselhou a célebre terapeuta sexual dra. Ruth Westheimer, 94 anos. Hoje em dia ela se mantém ocupada trabalhando em um projeto sobre a relação entre avós e netos, mas prefere participar de reuniões em sua casa, à distância.

"Eu diria que o presidente deveria se candidatar de novo, sim, mas que não deveria subir até um pódio correndo. Não quero que ele leve um tombo."

O ex-deputado Charles Rangel, de Nova York, que aos 92 anos recorre ao humor para falar de seu futuro —"na minha idade, não compro bananas verdes"—, indicou que seria favorável a uma candidatura de Biden. Mas está ansioso por ver uma nova geração de líderes.

"Talvez eu tenha opiniões tão fortes porque vou sair de cena relativamente logo e quero ver o que vai acontecer a seguir", disse Rangel, entrevistado. "Penso realmente que deveríamos ter mais candidatos, mais do que apenas dois homens brancos idosos."

A grande maioria das lideranças do Partido Democrata pretende apoiar Biden se ele se candidatar. Mas pesquisas de opinião recentes indicaram que, ao mesmo tempo em que muitos eleitores democratas têm uma visão favorável do presidente, também fazem ressalvas a uma nova candidatura dele. Uma pesquisa Associated Press/Norc divulgada na sexta (21) concluiu que os entrevistados estavam preocupados com a idade dele.

Outras pesquisas mostraram que democratas mais velhos tendem mais que os mais jovens a ser favoráveis a outra candidatura de Biden. Mas entre 30% e 50% dos democratas com mais de 60 anos prefeririam que ele não fosse candidato.

"Não posso ir para a televisão e pedir ‘não vamos falar disso –vamos falar dos problemas reais’, porque as pessoas pensam que a idade é um problema real", disse no mês passado o estrategista democrata James Carville, 78 anos.

Essa questão estava muito presente na cabeça de várias pessoas reunidas em um centro comunitário em Plantation, Flórida, recentemente, enquanto uma partida de canastra chegava ao fim.

Pessoas mais velhas estão sentadas em uma mesa de restaurante, com copos e taças; elas parecem felizes, sorrindo e batendo palmas
Patti Lynn, no fundo e à esquerda, democrata de 79 anos, senta-se com outros membros do Broward Democratic Senior Caucus em Plantation, Flórida - Melanie Metz - 16.mar.23/The New York Times

Doreen W., 78 anos, é democrata e se negou a compartilhar seu sobrenome, citando o receio de causar problemas para seu marido no trabalho. Ela disse que espera que Biden seja candidato outra vez, mas se pergunta se ele está em condições físicas para isso.

"Sei como as coisas são cansativas para mim, e eu não faço nada, sou aposentada", ela disse. "Sei da idade dele e isso me preocupa."

Informada que Biden não tem 78 anos, como ela pensara, mas 80, Doreen gemeu: "Oh, meu Deus".

"Se eu pudesse conservá-lo com 80 anos e ativo do jeito que ele é, ficaria mais que feliz", ela disse.

Amargando uma derrota no baralho, Jacque Deuser, 67 anos, disse que o modo em que Biden às vezes anda a recorda de seu falecido marido, que tinha demência.

"Dá um pouco a impressão de que ele vai cair", ela disse. Ela votou em Trump em 2016, apostou em Biden em 2020 e pensa que apostará nele de novo se Trump ou o governador da Flórida, Ron DeSantis, for escolhido o candidato republicano.

O médico de Joe Biden divulgou recentemente que o presidente é "um homem de 80 anos saudável e forte", fisicamente apto a exercer a Presidência, mas admitiu que Biden caminha com certa rigidez, citando fatores como artrite. Mas, segundo o médico, não foi constatado nada que aponte para um problema cerebelar ou qualquer outro problema neurológico central.

Biden pratica exercício físico pelo menos cinco dias por semana. Ele não bebe nem fuma. Suas viagens recentes, incluindo uma viagem secreta à Ucrânia, deixaram alguns de seus pares impressionados.

"Não sei se eu aguentaria viajar até a Ucrânia e fazer uma viagem de trem de dez horas", disse Peggy Grove, 80 anos, vice-presidente do Partido Democrata na Pensilvânia.

Mas, embora a saúde seja imprevisível, alguns geriatras dizem que há sinais de que Biden pode ser um "superager" –um idoso excepcional.

O Dr. John W. Rowe, ex-presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria e professor de política de saúde e envelhecimento na Universidade Columbia, disse que os "superagers" tendem a viver uma parte maior da vida sem apresentar prejuízo funcional.

Rowe disse também que a idade pode trazer benefícios inesperados. Segundo ele, as pessoas mais velhas frequentemente têm mais facilidade para resolver disputas e têm propensão menor a cometer imprudências.

Uma mulher idosa senta em um sofá em sua casa; atrás de si está uma grande estante com livros
Dr. Ruth Westheimer, a talk show host and renowned sex therapist, in her apartment in New York on March 17, 2023. - Gabby Jones -17.mar.23/The New York Times

"Se temos alguém que é um ‘superager’, sem sinais evidentes de que algo negativo esteja acontecendo agora, e a pessoa de quebra possui essas outras qualidades, eu me sentiria à vontade em continuar com essa pessoa pelos próximos quatro anos", ele disse, destacando que não conhece Biden pessoalmente.

Biden e seus aliados destacam as realizações legislativas do presidente, incluindo sobre questões que afetam os americanos de terceira idade.

Andrew Bates, um porta-voz da Casa Branca, disse que Biden herdou e ajudou o país a superar "as piores crises em décadas" e agora está "trazendo a manufatura de volta do exterior para este país, reconstruindo nossa infraestrutura, possibilitando ao Medicare abaixar os preços de medicamentos e defendendo os direitos e a dignidade de todos os americanos." Ele ressaltou a experiência de Biden, sua capacidade de julgamento e os valores pelos quais se pauta na Presidência.

Numa reunião recente do Caucus de Idosos Democratas de Broward promovida num pub em Plantation, os participantes fizeram pouco-caso das preocupações com a idade de Biden.

"Se a cabeça dele está funcionando, ele está ótimo", disse Muriel Kirschner, 94, à repórter. "Minha cabeça ainda está funcionando, querida."

Patti Lynn, que vai completar 80 este ano, se aposentou depois de sofrer um ataque cardíaco, decidindo que era "hora de curtir a vida". Mas ela, que tem como pano de fundo de seu celular uma foto em que está com Biden, não acha que o presidente deveria fazer o mesmo por enquanto.

"Ele às vezes tropeça e esquece a palavra que está querendo usar?", ela disse, rindo. "Entendo isso perfeitamente. Já fiz a mesma coisa. Tudo bem, estou tendo um momento de idosa. Mas Joe Biden é mundialmente respeitado, ele é estável.

"Vamos desistir dele porque está velho? Ele trabalhou muito para chegar a essa idade. Eu também. Trabalhei muito para chegar a ser velha como sou."

Tradução de Clara Allain 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.