Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Ataque com drones fecha aeroporto internacional em Moscou

Rússia acusa Ucrânia de 'ato terrorista' e intercepta 5 aviões-robôs, 4 dos quais na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um ataque com drones atribuído à Ucrânia fechou o aeroporto internacional de Vnukovo, em Moscou, um dos três principais que servem a capital russa. Trata-se da primeira vez que isso ocorre desde que o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, invadiu o país vizinho, no final de fevereiro do ano passado.

Segundo a chancelaria russa, na ação, classificada de "terrorismo contra infraestrutura civil" promovido pelos ucranianos, cinco drones de longa distância foram lançados contra o país —quatro dos quais contra a capital, e um na região de Kaluga.

Placa informa multa de até R$ 16 mil para quem operar drones perto do Kremlin, em Moscou
Placa informa multa de até R$ 16 mil para quem operar drones perto do Kremlin, em Moscou - Natalia Kolesnikova - 21.jun.23/AFP

Todos foram derrubados ou desabilitados eletronicamente, segundo a pasta. Não é a primeira vez que Moscou é atacada de forma pontual, em ações desenhadas para gerar insegurança civil.

A Ucrânia ataca com mais intensidade, usando artilharia, a região fronteiriça de Belgorodo. "A tentativa do regime de Kiev de atacar uma área de infraestrutura civil, incluindo o aeroporto, que incidentalmente também recebe voos estrangeiros, é mais um ato de terrorismo", disse Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria.

Vnukovo ficou fechado durante a madrugada desta terça-feira (4), noite de segunda no Brasil, por algumas horas. Voos vindos de Turquia, Egito e Emirados Árabes Unidos, entre outros, foram desviados até a reabertura das pistas, às 8h. A principal companhia internacional que ainda opera no aeroporto é a Turkish Airlines. Ancara, apesar de ser membro da Otan, a aliança militar ocidental, não aderiu às sanções que baniram voos de e para a Rússia desde o início da guerra.

Vnukovo é, com Cheremetievo e Domodedovo, parte da tríade de aeródromos comerciais da capital. Há ainda Jukovski, menos utilizado, e um grande número de pistas de uso militar e privado. As defesas aéreas de Moscou foram reforçadas desde maio, quando houve ataques diretos contra a capital. No começo do ano, um drone foi abatido sobre o Kremlin, sem causar danos. Não houve feridos na ação desta terça.

Do ponto de vista militar, são ações simbólicas, incomparáveis à campanha de bombardeio de longa distância que ocorre durante a invasão. A Ucrânia segue com sua contraofensiva iniciada há um mês, mas enfrenta forte resistência russa e não conseguiu ainda romper de forma decisiva linhas de defesa.

No sul do país, a tensão tem crescido em torno da usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, que está ocupada pelos russos. Kiev acusa Moscou de minar o local e preparar um desastre semelhante ao de Tchernóbil, na Ucrânia então soviética em 1986, o que o Kremlin nega. Nesta terça-feira, os ocupantes afirmaram que a principal linha de energia externa do local foi cortada pelos ucranianos.

Jornalista é atacada na Tchetchênia

Uma conhecida jornalista russa, Elena Milachina, foi atacada nesta terça perto de Grozni, capital da república russa muçulmana da Tchetchênia, no sul do país. Ela é conhecida por reportagens sobre direitos humanos e trabalhou para o jornal Novaia Gazeta, proscrito por sua posição crítica à Guerra da Ucrânia.

Mascarados pararam o carro no qual ela ia do aeroporto para o centro da cidade, acompanhada do advogado Alexander Nemov. Eles a tiraram do veículo, rasparam sua cabeça, quebraram dedos de sua mão e a cobriram de tinta verde. O advogado foi esfaqueado na perna, enquanto os agressores diziam que ambos tinham de parar seu trabalho. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o "ataque é muito sério" e que informará Putin sobre o incidente. Segundo ele, é necessária uma "investigação enérgica".

O incidente é o mais recente ato de violência e intimidação contra jornalistas na Rússia, que restringiu fortemente o trabalho de repórteres com leis que basicamente permitem a juízes darem sentenças de até 15 anos caso considerem que alguém espalhou fake news ou difamou as Forças Armadas na guerra.

A Tchetchênia, pequena ditadura comandada pelo aliado de Putin Ramzan Kadirov, é especialmente perigosa para jornalistas e ativistas de direitos humanos. É notória a perseguição local aos membros de grupos de defesa da comunidade LGBTQIA+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.