Descrição de chapéu Coreia do Norte

Ditador da Coreia do Norte aprova inédita divulgação de pinturas de si mesmo

Ação marca investimento em culto à personalidade de Kim e ocorre durante celebração de 70 anos de armistício

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Uma exposição de arte exibiu uma série de novas pinturas que retratam o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em uma ação que incentiva o culto à personalidade do líder asiático. A mostra faz parte das celebrações do 70º aniversário do armistício que deu fim à Guerra da Coreia (1950-1953).

Com ao menos oito pinturas —do ditador no Monte Paektu, berço da nação coreana, ou num cavalo branco—, a mostra sugere que as regras que impediam artistas do país de retratar Kim foram revogadas. Desde outubro, segundo o site NK News, baseado nos EUA, ele encomendou três murais com sua imagem.

Uma das primeiras pinturas a óleo conhecidas de Kim Jong-un retrata o ditador no Monte Paektu
Uma das primeiras pinturas a óleo conhecidas de Kim Jong-un retrata o ditador no Monte Paektu - KCTV

Esses movimentos parecem fazer parte de uma estratégia de propaganda mais ampla em torno da imagem do ditador, o que também teria relação com o tempo de Kim no comando da Coreia do Norte. Figura máxima do país desde dezembro de 2011, ele era visto como um discípulo, não como um líder.

Segundo a rede BBC, o primeiro retrato oficial de Kim em um local público foi revelado em 2018. A pintura foi exibida no aeroporto de Pyongyang e ilustrava o ditador ao lado do líder cubano, Miguel Díaz-Canel.

Kim é filho de Kim Jong-il e neto de Kim Il-sung, o primeiro líder da Coreia do Norte. Os dois antecessores têm retratos e estátuas espalhados por locais públicos e privados de todas as cidades da nação.

O ditador ainda não começou a exigir a exibição de um retrato oficial de si mesmo em paredes ou espaços públicos. Ele também não tem estátuas conhecidas em exibição nas ruas do país.

As capacidades militares do país também são exibidas em imagens da mostra. Pinturas retratam testes recentes de mísseis norte-coreanos. Durante a exibição dos ensios de um desses armamentos, em novembro de 2022, o líder revelou o rosto de uma de suas filhas pela primeira vez.

A ditadura nunca anunciou quem seria o sucessor de Kim no caso de ele não poder continuar à frente do regime. Analistas especulam que sua irmã e autoridades de confiança poderiam formar uma espécie de junta interina até que um sucessor tenha idade para assumir.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.