Diplomata russa desertora vira estrela de reality show de confeitaria no Uruguai

Ekaterina Germanovitch renunciou a cargo na embaixada poucos dias após início da Guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alina Dieste
Montevidéu | AFP

No Uruguai, a milhares de km da Ucrânia, a diplomata russa Ekaterina Germanovitch teve sua vida alterada pelo conflito. De origem ucraniana, ela renunciou ao seu cargo na embaixada da Rússia em Montevidéu dias após a invasão promovida por Moscou, sem imaginar que viraria uma confeiteira em um novo país.

Germanovitch, que descreve a guerra como uma "dor que nunca passará", venceu a terceira temporada de "Bake Off Uruguai", franquia do popular reality show de confeiteiros da TV britânica.

A diplomata russa de origem ucraniana Ekaterina Germanovitch após vencer reality show no Uruguai
A diplomata russa de origem ucraniana Ekaterina Germanovitch após vencer reality show no Uruguai - Eitan Abramovich - 12.jul.23/AFP

"A guerra polarizou muito, é uma rachadura que vai demorar décadas para fechar. Não sei como isso será consertado. As famílias ficaram desfeitas, separadas", disse ela em entrevista à agência de notícias AFP.

Nascida há 40 anos em Zaporíjia, quando a cidade fazia parte da União Soviética, ela se estabeleceu em Moscou adolescente, com seus pais e irmãs. Com familiares nos dois países, cresceu bilíngue em ucraniano e russo e passou os verões da infância na Crimeia. Mas muitos desses laços foram rompidos. "Na Ucrânia, o contato com pessoas na Rússia é visto como traição. O mesmo vale para o lado russo."

Os parentes em Kiev pararam de falar com eles porque eram russos. Os de Zaporíjia e Donetsk não tiveram escolha a não ser fugir para a Rússia, onde "estão passando por esse horror".

Legado da avó

Germanovitch foi diplomata no Uruguai por uma década, até 24 de fevereiro de 2022, quando o líder russo, Vladimir Putin, ordenou uma "operação militar especial" —forma como Moscou ainda se refere à guerra— contra a Ucrânia. Naquele momento, ele não se viu mais capaz de representar a Rússia.

"Tive uma carreira muito promissora, mas achava impossível continuar representando um governo que está bombardeando meu país. Perdi minha imparcialidade e a capacidade de representar algo que não compartilho", segue a ex-assessora, que também atuou como cônsul.

Mudar de rumo não foi fácil. Economista e poliglota —ela fala sete idiomas—, Germanovitch diz que entrou em depressão quando não conseguiu encontrar emprego. Incentivada por uma amiga, inscreveu-se no "Bake Off Uruguay", concurso de televisão com premiação de 600 mil pesos (cerca de R$ 76,3 mil). Ela foi a vencedora entre os 14 participantes, em final exibida no último dia 12 de julho.

A diplomata russa Ekaterina Germanovitch assiste a si mesma cozinhando durante a transmissão da final do reality show uruguaio
A diplomata russa Ekaterina Germanovitch assiste a si mesma cozinhando durante a transmissão da final do reality show uruguaio - Eitan Abramovich - 12.jul.23/AFP

Ele dedicou a vitória à avó materna ucraniana, que teve câncer e morreu semanas antes da final. "Ela quem teve a paciência de ensinar a mim e às minhas irmãs a cozinhar", disse Germanovitch após preparar o clássico bolo de mel ucraniano, ao qual acrescenta doce de leite e decora com morangos e flores.

Grávida do terceiro filho, o segundo com o ex-jogador de futebol camaronês Alain Yomby, ela prepara a abertura de "um cantinho doce" num restaurante de sushi em Montevidéu. Também sonha em ter sua própria casa de chá. Embora diga não ter medo, Germanovitch não prevê voltar para a Rússia nos próximos anos. Ele não quer arriscar o futuro dos filhos, principalmente do mais velho, de 16 anos, levando-os para um país onde o serviço militar é obrigatório a partir dos 18.

"Não sei o que vai acontecer se eu viajar para a Rússia. Alguns me falam 'não é para tanto, não vai acontecer nada com você', mas eu já falei publicamente ser contra a guerra."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.