Nobel da Paz chama a atenção com banhos de cerveja e vinho na Polônia

Lech Walesa, ex-presidente e figura histórica no país do Leste Europeu, publicou as fotos nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Ex-presidente da Polônia e ganhador do Nobel da Paz de 1983, Lech Walesa voltou ao noticiário de uma maneira inusitada. Nesta semana, ele publicou fotos nas redes sociais em banheiras repletas de vinho e cerveja, chamando a atenção da mídia e dos seguidores.

A primeira fotografia, com a legenda "banho de cerveja", foi postada na página oficial de Walesa, 79, na quarta (19), no Facebook. "Saúde, tudo de bom! Incluindo uma boa forma de relaxar", escreveu Małgorzata Barbara Niemczyk, política e ex-jogadora e treinadora de vôlei.

O ex-presidente da Polônia, Lech Walesa, compartilhou imagens nas quais aparece dentro de banheiras repletas de vinho e cerveja em fotos recentes publicadas nas redes sociais.
O ex-presidente da Polônia Lech Walesa compartilhou imagens nas quais aparece dentro de banheiras repletas de vinho e cerveja - Reprodução Facebook

Depois, na quinta-feira (20), Walesa fez uma nova publicação e repetiu a cena. Desta vez, mergulhado em uma banheira de vinho: "Não foi minha ideia a conservação de corpos em vinho".

Muitos dos comentários na publicação foram em tom de bom humor e aprovação. "Deus, como eu gosto de você, senhor presidente!", publicou um seguidor. "Presidente, é maravilhoso banhar-se em vinho, o senhor vai ficar saboroso como as uvas", escreveu outro.

Por outro lado, alguns não gostaram das publicações. "Presidente, no que eles colocaram você...", disse um. "Acho uma vergonha para você ser mostrado em uma banheira. Há limites", criticou outro.

Nos anos de 1980, Walesa foi fundador do sindicato Solidariedade, que ajudou a derrubar o comunismo na Polônia. Ele foi laureado com o Nobel da Paz de 1983, pela luta não violenta, pelos sindicatos livres e pelos direitos humanos em seu país.

O político foi presidente da Polônia entre 1990 e 1995. Ele tentou a reeleição, mas foi derrotado no segundo turno pelo social-democrata Aleksander Kwaśniewski.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.